Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Só metade das vacinas BCG, contra a tuberculose, é entregue

26/04/19 às 08:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério da Saúde deverá entregar aos municípios 48% do quantitativo previsto da vacina BCG, que protege contra tuberculose. Representantes de secretários municipais de Saúde receberam um comunicado da pasta nos últimos dias sobre a redução das remessas.

Mauro Junqueira, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, afirmou que as prefeituras estão preocupadas e, diante da situação, passaram a limitar aplicações. Para não haver perda, frascos com múltiplas doses são abertos apenas em dias específicos. O receio é de que o problema dificulte ainda mais o trabalho de convencimento dos pais.

O País assiste há dois anos uma redução dos níveis de cobertura vacinal. Uma das explicações para a redução é o grande número de vezes que pais têm de levar crianças aos postos para completar o cronograma da imunização. A BCG é a primeira vacina do calendário. O risco é de que, enfrentando dificuldades já na primeira aplicação, pais fiquem desmotivados.

Leia mais:

Aeronave saiu de Chapecó e pousou menos de 10 minutos depois em Erechim, segundo dados do FlightAware
EM ERECHIM-RS

Incidente com avião da Cimed é registrado no RS nesta terça-feira; veja o vídeo

Previdência Social - INSS
SAIBA COMO CONSULTAR

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º nesta quarta-feira

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Imagem de destaque
GATILHO

Líder da Coreia do Norte supervisiona simulação de 'contra-ataque nuclear'

O ministério, no entanto, afirmou que a redução da distribuição é pontual, atribuiu a entrega menor do que o planejado a problemas de logística e garantiu que o problema será resolvido. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, afirmou que a pasta transferiu o armazém das vacinas do Rio para São Paulo e a mudança acabou atrapalhando as distribuições.

Além da BCG, secretários disseram estar preocupados com estoques reduzidos de soros para pacientes que foram picados por animais peçonhentos. Oliveira afirmou que a expectativa é de que a produção seja normalizada no próximo semestre. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá