Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

STF anula limite temporal para regularização de terras de fundo

06/09/23 às 22:59 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (6) anular o limite temporal para regularização de territórios de comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto da Bahia.


A partir de uma ação protocolada em 2017 pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o Supremo declarou inconstitucional o trecho da Lei 12.910/2013, da Bahia, que estabeleceu prazo de 31 de dezembro de 2018 para apresentação de requerimento com objetivo de reconhecer a posse das terras.


Na ação, a PGR afirmou que a norma limitou o direito à existência das comunidades ao definir limite temporal de cinco anos após a edição da lei para regularização.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACESSO GRATUITO

Rio de Janeiro terá política de fornecimento de canabidiol pelo SUS

Imagem de destaque
CRISE CLIMÁTICA

Texto preliminar da COP28 indica eliminação dos combustíveis fósseis

Imagem de destaque
LIVRE COMÉRCIO

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler

Imagem de destaque
1 MILHÃO DE ENDIVIDADOS

Na fase 2, Desenrola já renegociou R$ 29 bilhões em dívidas


As comunidades de fundo e fecho de pasto são tradicionais do sertão da Bahia e possuem cerca de 200 anos de história.


Elas são caracterizadas pela moradia de camponeses que praticam a agricultura familiar de subsistência pelo semiárido baiano.


Nas terras, não há um único dono, e a criação coletiva de animais é feita nas chamadas áreas de fundo de pasto, nas quais os animais são mantidos em áreas fixas, dentro da comunidade.


Nas terras de fecho de pasto, os animais são criados em rebanhos que ficam distantes do território, por falta de espaço nas comunidades. Nesses locais, o rebanho é levado por vaqueiros, que chegam a percorrer um dia de viagem para chegar ao pasto.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá