Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

STF confirma que transexual pode alterar registro civil sem cirurgia

15/08/18 às 17:38 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (15) o entendimento que autorizou transexuais e transgêneros a alterarem o nome no registro civil sem a necessidade de cirurgia de mudança de sexo. Com a decisão, a alteração poderá ser feita por meio de decisão judicial ou diretamente no cartório.

Por unanimidade, a autorização já tinha sido dada no dia 1º de março deste ano, quando o Supremo julgou uma ação mais ampla sobre a questão. O caso voltou à pauta em função de outro processo que trata do tema e que ficou pendente de julgamento.

O caso concreto envolvia o recurso de uma transexual contra decisão da Justiça do Rio Grande do Sul, que negou autorização para que um cartório local aceitasse a inclusão do nome social como verdadeira identificação civil. Os magistrados entenderam que deve prevalecer o princípio da veracidade nos registros públicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACORDO DE DELAÇÃO

Em novo depoimento, Mauro Cid fala sobre joias e tentativa de golpe

Imagem de destaque
INTERDITADA DESDE 2019

MPF no Rio vai à Justiça pela demolição da Ciclovia Tim Maia

Imagem de destaque
DOIS BALEADOS

Sequestrador mantém pelo menos 18 reféns dentro de ônibus no RJ

Imagem de destaque
PLANO DE EXPANSÃO

Governo expandirá rede federal de ensino, com 100 novos campi

Ao recorrer ao Supremo, a defesa do transexual alegou que a proibição de alteração do registro civil viola a Constituição, que garante a “promoção do bem de todos, sem preconceitos de sexo e quaisquer outras formas de discriminação”.

Antes da decisão do Supremo, transexuais somente podiam adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo.

Agência Brasil

© Copyright 2023 Grupo Tarobá