Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Supremo marca para abril julgamento de indulto a Daniel Silveira

26/03/23 às 06:00 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para 13 de abril o julgamento sobre legalidade do indulto concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a Daniel Silveira. A ministra é relatora de ações protocoladas por partidos políticos que contestaram a medida.


Em maio do ano passado, Bolsonaro baixou um decreto que concedeu graça constitucional à pena do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), apoiador do então presidente e integrante da sua base na Câmara.


O decreto foi editado em 21 de abril, um dia após o parlamentar ter sido condenado pelo Supremo a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.

Leia mais:

Imagem de destaque
JOGOS UNIVERSITÁRIOS

Primeira edição dos JUBs em 2024 termina com saldo positivo

Imagem de destaque
MANDATO

TRE abre terceiro dia de julgamento que pode cassar Moro

Imagem de destaque
DEMOGRAFIA MÉDICA

Brasil tem 575.930 médicos ativos: 2,81 por mil habitantes

Imagem de destaque
CRIMINALIZAÇÃO

PEC das Drogas pode ser votada nesta semana no Senado


Em seguida, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou que a Constituição deu ao Presidente da República “ampla liberdade” para conceder perdão a condenações por meio do indulto e da graça. Por outro lado, partidos que fizeram oposição ao governo Bolsonaro sustentaram que a medida foi ilegal para beneficiar Daniel Silveira.


Atualmente, ele está preso por descumprir regras da detenção domiciliar. A ordem de prisão foi dada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, após o ex-deputado danificar a tornozeleira eletrônica que é obrigado a usar, e fazer novos ataques contra o Supremo e o sistema eleitoral brasileiro, em vídeos divulgados na internet e em discurso na Câmara dos Deputados.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá