Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Temer assina decreto que 'dá publicidade' ao Acordo de Paris

05/06/17 às 12:55 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Em uma semana que pode ser decisiva para o seu governo com a retomada do julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE, o presidente Michel Temer participou nesta segunda-feira, 5, de evento no Palácio do Planalto por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente e tentou mostrar que o governo segue trabalhando. Em seu discurso, em que agradeceu o apoio do Congresso e foi aplaudido pelo menos três vezes, o presidente fez questão de destacar que o País está voltando a crescer e afirmou que o compromisso do seu governo "tem sido colocar o País nos trilhos com respeito ao meio ambiente".

"Eu quero ressaltar muito que o fim da recessão, estamos combatendo muito a recessão, mostra o caminho que nosso governo escolheu é responsável, do crescimento, do emprego e da prosperidade", disse.

Na cerimônia, Temer assinou decreto que "dá publicidade" ao Acordo de Paris sobre mudança do Clima e faz com que ele torne-se parte da legislação brasileira. O acordo foi ratificado em setembro de 2016 e já estava em vigor no Brasil desde novembro do ano passado. "As medidas hoje adotadas revelam que nosso governo tem como um de seus valores supremos a responsabilidade. A responsabilidade é uma das palavras chaves do nosso governo", repetiu.

Leia mais:

Imagem de destaque
DECLARAÇÃO POLÊMICA

Regulamentação de redes sociais no Brasil é inevitável, diz Pacheco

Imagem de destaque
VÉUS E HÁBITOS

Foto da carteira de motorista poderá conter itens religiosos

Imagem de destaque
CRÍTICAS AO STF

Após fala de Musk, Barroso diz que empresas no Brasil devem cumprir Constituição

Imagem de destaque
TRABALHO INTENSO

Nísia: Brasil vai ampliar oferta de doses contra a dengue em 2025

Na última quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a retirada dos EUA do Acordo do Clima de Paris, citando fatores econômicos e o que ele caracterizou como injustiças do pacto contra os EUA. Durante a campanha presidencial, o republicano chegou escrever, em seu perfil no Twitter, que o aquecimento global era uma farsa inventada pelos chineses.

Temer disse na solenidade que o ato desta segunda era uma oportunidade para reafirmar os compromissos brasileiros. "Estamos reiterando hoje o firme apoio do Brasil ao Acordo de Paris", afirmou. "O planeta é um só, não haverá segunda chance; o esforço para protege-lo deve ser global", completou.

O presidente declarou ainda que a mudança do clima "é um problema real" e que deve ser enfrentado desde já "de forma sistemática e rigorosa". Temer lembrou de sua infância e citou que quando criança tomava banho no Rio Tietê, no interior de São Paulo.

Cerimônia

No evento desta segunda, o presidente assinou decreto para ampliação de três unidades de conservação federais: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás), Estação Ecológica do Taim (Rio Grande do Sul) e Reserva Biológica União, no Rio de Janeiro.

O analista em políticas publica da WWF, Jaime Gesisky, afirmou que a medida em relação a Chapada dos Veadeiros, "destrava um problema que se arrastava há oito anos" e que aumenta a área de proteção de biodiversidade para e preserva 34 espécies ameaçadas da fauna e 17 da flora.

O governo decretou ainda a criação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, no Pará. De acordo com o governo, com as medidas o Brasil terá mais 347 mil hectares de áreas protegidas. Atualmente, segundo o ministério do Meio Ambiente, o Brasil conta com uma área total de 79 milhões de áreas de preservação ambiental, o que representa apenas 10% de todo o território nacional.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá