Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Terapia é comum em centros da Europa e EUA

22/07/17 às 10:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Tecnologia ainda pouco utilizada no tratamento de transtornos psiquiátricos no Brasil, os equipamentos de realidade virtual são usados em maior escala em centros de saúde dos Estados Unidos e da Europa. O próprio governo americano investe na técnica para tratar veteranos de guerra que desenvolveram estresse pós-traumático.

"Eles criaram cenários para combatentes que estiveram no Iraque e no Afeganistão. Os softwares de lá são muito impressionantes. Reproduzem não apenas as cenas, mas também situações como o cheiro de combustível queimado, os ruídos característicos do ambiente, o local exato onde a bomba explodiu", conta Paula Ventura, professora associada dos Institutos de Psicologia e Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Trauma e Medo da instituição.

"O problema é que o desenvolvimento de tudo isso é muito caro", afirma.Segundo a especialista, os americanos têm, além dos óculos, estruturas que reproduzem até o movimento dos tanques de guerra nos casos das simulações de batalhas.Ainda nos Estados Unidos, os softwares também têm sido utilizados no tratamento de traumas dos sobreviventes dos atentados de 11 de setembro de 2001, quando as torres gêmeas do World Trade Center, na cidade de Nova York, foram atingidas por aviões comandados por terroristas.

Leia mais:

Imagem de destaque
MONITORAMENTO

Mortalidade infantil por causas evitáveis tem menor taxa em 28 anos

Imagem de destaque
SEGUNDO PESQUISADOR

Transmissor da dengue não pode ser eliminado do Brasil

Imagem de destaque
POR UNANIMIDADE

STF mantém prisão de suspeitos por morte de Marielle Franco

Imagem de destaque
VEJA OS DADOS

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Fora do Brasil, a técnica também é opção terapêutica para pacientes com fobias. Além de pacientes com medo de avião, são tratadas com a realidade virtual pessoas com fobia a animais e insetos e indivíduos com transtornos de ansiedade social, como os que provocam medo de falar em público.

Segundo Christian Kristensen, professor do programa de pós-graduação em Psicologia da PUC-RS, a tecnologia também está sendo estudada para tratar vítimas de agressão e abuso sexual. "À medida que esses dispositivos ficam mais verossímeis e mais baratos temos maior chance de utilizá-los para diferentes situações", afirma ele. "Antes, era algo caro e limitado. Hoje, vemos alguns centros no mundo usando até para transtornos alimentares e de ansiedade." / F.C.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá