Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Terremoto deixa centenas de mortos no Centro-Sul da Turquia

06/02/23 às 08:49 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

Um forte terremoto, de magnitude 7,9 na Escala de Richter, atingiu na madrugada desta segunda-feira (6), ainda noite de domingo (5) no Brasil, o Centro-Sul da Turquia. Pelo menos 1,2 mil pessoas morreram, de acordo com atualizações mais recentes. Ainda não há um número exato de vítimas.


O epicentro foi registrado na região entre as cidades de Gaziantepe e Kahramanmaras, a uma profundidade de 10 a 24 quilômetros, segundo os serviços geológicos dos Estados Unidos e da Alemanha, que monitoram fenômenos do tipo em todo o mundo.


O terremoto aconteceu às 4h17 no horário local (22h17 em Brasília), e imagens publicadas nas redes sociais logo mostraram os primeiros efeitos de fortes tremores, com o desabamento de algumas construções. A transmissão da rede de TV estatal TRT mostrou moradores saindo às ruas sob neve para avaliar os estragos em alguns locais.

Leia mais:

Imagem de destaque
LEVANTAMENTO

Pesquisa mostra relação de assassinatos com desaparecimentos no RJ

Imagem de destaque
VEJA NO SE INSCREVER

Meninas podem concorrer a capacitação oferecida pela embaixada dos EUA

Imagem de destaque
ECONOMIA

Receita recebe 1,15 milhão declarações do IR no primeiro dia

Imagem de destaque
ONDS DE CALOR

Sensação térmica no Rio pode passar de 50º C no fim de semana


Esse foi o terremoto mais forte desde 1939 no país que fica entre várias placas tectônicas. Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio e gerou dezenas de réplicas.


Também houve sismos secundários, cerca de dez minutos depois do primeiro, de magnitudes que chegaram a 6,7, segundo a agência Associated Press.


Autoridades de Diyarbakir afirmaram que 17 edifícios colapsaram e que há registro de pessoas presas nos escombros. Em Malatya foram mais de cem edifícios atingidos.


O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que pelo menos 912 pessoas morreram e mais de 5 mil ficaram feridas no país. 

Síria


Na Síria, de acordo com um vice-ministro da Saúde, pelo menos 248 pessoas perderam a vida e mais de 700 ficaram feridas em várias cidades. Em zonas controladas pelos rebeldes registaram-se, até ao momento, 147 mortos, de acordo com a organização humanitária Capacetes Brancos.


Os abalos foram sentidos também no Líbano e no Chipre, segundo correspondentes da agência France-Presse.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá