Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Traficantes que vendiam drogas via WhatsApp são presos em operação da PF

12/02/19 às 12:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Nove traficantes que vendiam maconha, ecstasy e LSD pelo WhatsApp foram presos pela Polícia Federal na Operação Dealer, deflagrada nesta terça-feira, 12. Um alvo está foragido. "Jovens entre 20 e 30 anos, classe média alta", afirmou o delegado da PF Valdemar Latance Neto, sobre o perfil dos presos.

A Operação Dealer fez buscas nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Sergipe e Minas. Todos os mandados foram expedidos, a pedido da PF, pela 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

A investigação aponta que a venda das drogas era feita em um grupo de conversa no aplicativo, que reunia vendedores e compradores. O número de integrantes do grupo variava, segundo a PF, mas chegou a ter 200 pessoas.

Leia mais:

Imagem de destaque
DECLARAÇÃO POLÊMICA

Regulamentação de redes sociais no Brasil é inevitável, diz Pacheco

Imagem de destaque
VÉUS E HÁBITOS

Foto da carteira de motorista poderá conter itens religiosos

Imagem de destaque
CRÍTICAS AO STF

Após fala de Musk, Barroso diz que empresas no Brasil devem cumprir Constituição

Imagem de destaque
TRABALHO INTENSO

Nísia: Brasil vai ampliar oferta de doses contra a dengue em 2025

"A investigação se concentrou em identificar aquelas pessoas que efetivamente estavam vendendo drogas", declarou o delegado.

Segundo Latance, as ações eram "coordenadas" e o pagamento era feito por meio de transferência bancária. Os investigados serão indiciados pela prática de crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, com penas de 3 a 15 anos de prisão e multa.

"No curso da investigação, um agente encoberto conseguiu adentrar esse grupo e, com autorização judicial, comprou drogas de um dos investigados. Ficou muito clara a coordenação entre eles, porque quem nos encaminhou a droga foi um outro investigado. A partir desse momento, nós percebemos que eles não agiam ali como lobos solitários, isoladamente. Eles agiam de maneira conjunta e coordenada", relatou o delegado.

"Eles faziam entrega de formas variadas, tanto pela via postal quanto entregas combinadas pessoalmente." O delegado narrou que "a venda de drogas era contínua e tinha relação grande com festas".

Após a deflagração da Dealer nesta terça-feira, a investigação vai mirar na identificação do patrimônio dos traficantes e também em "quem financiava essa droga e na procedência da droga".

A PF apreendeu cartões e documentos que, na avaliação dos investigadores, vão permitir "o rastreio de quem seria o financiador".

"O agente encoberto negociou com um investigado baseado em Santa Catarina. A droga foi encaminhada do interior de São Paulo. O pagamento foi feito no nome falso utilizado por um dos investigados do interior de São Paulo. Isso mostra a coordenação entre eles. Eles faziam esse arranjo logístico para entrega da droga, combinando entre si", afirmou Valdemar Latance Neto.

De acordo com o delegado da PF, há indícios de que os criminosos pegavam a droga na Europa. "Foi vista atividade em redes sociais (de um dos presos) oferecendo viagens gratuitas à Europa a trabalho. Suspeita-se que essas viagens eram feitas para as pessoas irem lá buscar a droga para ele."

© Copyright 2023 Grupo Tarobá