Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TSE empossa dois ministros indicados por Lula

30/05/23 às 21:22 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) empossou hoje (30) dois ministros efetivos indicados na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Na quarta-feira (24), os nomes dos advogados Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares foram acatados por Lula horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) enviar à Presidência da República uma lista quádupla aprovada pela Corte.


Também estavam na lista as advogadas Edilene Lobo, ligada ao PT de Minas Gerais, e Daniela Borges, mas elas foram preteridas das nomeações.

Leia mais:

Imagem de destaque
INTERNACIONAL

Em SP, Macron critica acordo entre Mercosul e União Europeia

Imagem de destaque
PROGRAMA

Governo prorroga Desenrola Brasil pela segunda vez; até 20 de maio

Imagem de destaque
VEJA OS DADOS

Vendas de títulos do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

Imagem de destaque
DOADOR ANÔNIMO

Fabiana Justus consegue doador de medula 100% compatível

De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal.


As vagas foram abertas na semana passada, após a saída de dois ministros. Sérgio Banhos ficou no cargo por quatro anos e não pode continuar na função por ter cumprido período máximo permitido de dois biênios.


A segunda cadeira ficou disponível com a saída do ministro Carlos Horbach, que poderia ser reconduzido por mais dois anos, mas optou por não figurar entre os nomes que concorreram à permanência.


A troca de cadeiras no TSE ocorre antes do julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. A ação na qual Bolsonaro é acusado de usar uma reunião com embaixadores, realizada em julho de 2022, para atacar o sistema eleitoral deve ser julgada em breve.


A cerimônia de posse foi acompanhada pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, além de outras autoridades do Judiciário.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá