Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TSE marca julgamento de Bolsonaro para 22 de junho

05/06/23 às 21:28 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para 22 de junho o julgamento do processo aberto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro após a reunião com embaixadores, realizada em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, em que ele atacou o sistema eletrônico de votação. Se for condenado, Bolsonaro ficará inelegível por oito anos e não poderá disputar as próximas eleições.


Na ação, ex-presidente é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Após a realização da reunião do presidente com embaixadores, o PDT entrou com uma ação de investigação no TSE.


Em seguida, de forma liminar, o tribunal determinou a retirada das imagens do encontro das redes sociais e da transmissão oficial do evento por entender que houve divulgação de fatos inverídicos ou descontextualizados sobre o sistema de votação.

Leia mais:

Imagem de destaque
LUTO E COMOÇÃO

Corpo de Ziraldo é velado no Museu de Arte Moderna, no Rio

Imagem de destaque
JEITO CERTO

Campanha quer aumentar descarte correto de remédios no Brasil

Imagem de destaque
DIA DO JORNALISTA

Máquinas ao chão: a silenciosa resistência dos jornalistas à ditadura

Taxis de Cascavel passarão por vistoria
E ESTELIONATO

Polícia prende falso taxista por receptação em São Paulo


Em parecer enviado ao TSE, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) defendeu a condenação de Bolsonaro. Para o órgão, Bolsonaro divulgou aos embaixadores informações inverídicas sobre o sistema de votação.


Durante a tramitação da ação, a defesa de Bolsonaro defendeu que o caso não poderia ser julgado pela Justiça Eleitoral. No entendimento dos advogados, o evento com os embaixadores foi realizado em 18 de julho, quando Bolsonaro não era candidato oficial às eleições de 2022 e o nome dele ainda não tinha sido aprovado em convenção partidária.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá