A estimativa é da coordenação da 54ª edição da Festa do Trabalhador - 25ª Festa do Costelão que foi realizada neste ano de forma presencial depois de dois anos sendo apenas drive thru, devido à pandemia do coronavírus. "Estimamos que tenham passado pela Festa entre 20 e 25 mil pessoas", afirma Roberto Panuzzio, da coordenação da Festa.
Para fazer o evento acontecer mais de mil voluntários trabalharam no preparo de 2 toneladas de buchada, 17 toneladas de carne, sendo 510 costelões (cada um com 18 a 20 kg), além de churrascos de 3 kg cada e acompanhamentos. No buffet em torno de 2.000 almoços foram servidos.
A avaliação do evento é muito positiva, os coordenadores agradecem os parceiros, patrocinadores e voluntários que se empenharam ao máximo para que esta tenha sido, segundo a coordenação, a melhor edição da festa. "No início do dia houve o contratempo da falta de energia elétrica, mas a copel e principalmente a equipe da prefeitura deu assistência e todo o problema foi resolvido. A chuva também ameaçou logo no início da manhã, mas depois o tempo abriu e agora a avaliação que fazemos é extremamente positiva", enfatiza Roberto Panuzzio, da coordenação da Festa.
O objetivo da realização da Festa do Trabalhador é o levantamento de recursos para a manutenção do Seminário São José, onde hoje 25 seminaristas estudam. O Seminário é responsável pela formação de padres de toda a arquidiocese.
"A Festa atingiu seu objetivo e superou todas as expectativas, conseguimos vender praticamente toda a carne e o restante será doado para instituições de caridade, a obras sociais e religiosas da nossa cidade ainda hoje juntamente com os acompanhamentos, de modo que as pessoas mais pobres e em situação de vulnerabilidade também possam degustar ainda hoje um delicioso costelão. Vendemos muito, 2 toneladas de buchada, 17 toneladas de carne assadas num único dia. O público superou toda expectativa, cerca de 30 mil pessoas, para ano que vem vamos ter que nos adequar fazer algumas mudanças para tornar os processos mais ágeis, porque depois de dois anos sem poder realizar festas em razão da pandemia, essa festa trouxe um público sensacional. Nós estamos muito felizes porque de madrugada começou a chover muito forte e parecia que a festa teria que ser de baixo de chuva, mas quando a imagem de São José adentrou o seminário a chuva cessou e o céu começou a abrir, muitos foram testemunhas a respeito disso, então o evento pode ser realizado até as 16h10 quando a chuva retornou, ou seja, uma bênção de Deus por intercessão de São José. Nós agradecemos imensamente, faremos um balanço e iremos comunicar daqui um mês o resultado daR[ GALERIA ][ GALERIA ]festa", conclui o Padre Jorge Lindner, Reitor do Seminário São José.
Tarobá no Costelão
A equipe do do Grupo Tarobá de Comunicação esteve presente no evento e comandou a animação no palco da Festa, com presença de locutores e apresentadores, foram feitos sorteios de prêmios e brincadeiras que envolveram todos os participantes.
"Grupo Tarobá: tudo de comunicação em um só lugar"