Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

29 de novembro: Dia Nacional da Onça Pintada

29/11/21 às 14:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O dia 29 de novembro é o Dia Nacional da Onça-pintada, espécie símbolo de conservação da biodiversidade no Brasil. A data é uma lembrança para a união de esforços em ações de divulgação sobre a importância ecológica, econômica e cultural deste felino.

A onça-pintada é o animal mais importante para o equilíbrio do ecossistema, sendo uma espécie-chave para a manutenção da biodiversidade e no topo da cadeia alimentar, considerada o maior carnívoro das Américas. Onde tem onça tem condição de vida adequada para os outros animais.

Nos últimos dez anos, Brasil e Argentina trabalharam juntos no monitoramento da população de onças-pintadas da região do parque com censos bianuais. Os esforços conjuntos de todos contribuíram para o crescimento do número de indivíduos na região.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA COMO

Produtores locais podem se inscrever para 1° Festa Rural de São Luiz

Imagem de destaque
ABRE E FECHA

Confira como funcionam os serviços municipais no feriado da Sexta-feira Santa

Imagem de destaque
ATENÇÃO MOTORISTAS

Prefeitura de Cambé inicia instalação de radares e câmeras de monitoramento

Imagem de destaque
500 MIL DEVEDORES

Receita alerta patrões para débitos em contribuições de empregados domésticos

Entre o Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Argentina), a espécie saltou de uma população efetiva estimada em 50 indivíduos em 2008 para 90 indivíduos em 2016. O Projeto Onças do Iguaçu e o Proyecto Yaguareté (Argentina) trabalham em uma parceria produtiva pela conservação das onças-pintadas na região.

O registro de novas onças mostra a qualidade ambiental e o equilíbrio do ecossistema do Parque Nacional do Iguaçu. O desafio é grande e permanente para toda a sociedade. O envolvimento das comunidades e o trabalho de todas as instituições, com cooperação de pesquisa, engajamento e fiscalização, estão contribuindo pouco a pouco para a melhora do quadro.

Em celebração a data especial, nesta segunda-feira (29 de novembro), às 17 horas, o eterno amigo da onça, o pesquisador Peter Crawshaw, ganhará uma homenagem no Parque Nacional do Iguaçu. A antiga base de pesquisa do parque será batizada de Memorial Peter Crawshaw Jr. Peter, que morreu neste ano de 2021, foi o pioneiro no estudo das onças no Brasil e no parque. O resultado do seu trabalho até hoje orienta os esforços para a conservação das onças-pintadas no mundo.

Assessoria

Fotos: Emílio White e Guia de Convivência Onças do Iguaçu

© Copyright 2023 Grupo Tarobá