Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

87 anos de Londrina: Saúde como referência e com investimentos

08/12/21 às 22:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Londrina comemora 87 anos nesta sexta-feira (10) e, hoje, é referência quando se trata de saúde no Paraná. Mas é sempre bom lembrar que no início, a situação era um pouquinho diferente. A primeira estrutura hospitalar do município foi um local pequeno, na década de 1940 e se manter saudável foi um desafio a mais para os desbravadores que passaram por aqui.

Com a criação dos cursos de Saúde da Universidade Estadual de Londrina e de outras instituições de ensino, parte da mão de obra especializada ficou na cidade e o setor começou a se desenvolver com consultórios, hospitais e clínicas, tornando Londrina referência de assistência à Saúde na região.

Dados preliminares do Perfil Londrina 2021 mostram que o município conta com 54 Unidades Básicas de Saúde, onde trabalham 1.519 profissionais de níveis superior e médio. Em 2020, foram realizados quase 362 mil atendimentos e mais de 1 milhão de procedimentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
ESPERA DOLOROSA

Mulher com útero exposto lamenta demora de cirurgia; médica explica condição

Imagem de destaque
CAMBÉ

Atendimentos da UBS do Ana Rosa são interrompidos para mudança para novo prédio

Imagem de destaque
BATEU E ARRASTOU

Carro atinge motociclista em cruzamento com semáforo no Centro de Londrina

Imagem de destaque
EM 2022

Defesa Civil indicou interdição de "mansão do tráfico" demolido nesta semana

De acordo com o levantamento, Londrina tem 33 hospitais e clínicas das redes pública e privada. São instituições que atendem casos de baixa, média e alta complexidade e somam um total de 2.336 leitos, sendo 1.400 do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2017, a prefeitura iniciou um plano de reestruturação da saúde com a reforma e ampliação das unidades e contratação de mais servidores. Mas em 2020, com a chegada da Covid-19 ao Brasil, os esforços se voltaram ao combate à pandemia e se fez necessária a ampliação do número de leitos no município.

Em se tratando de Saúde, é importante destacar a Unimed, que completou 50 anos em 2021 e tem 1.174 médicos e 200 mil usuários em Londrina e região.

Neste ano, a instituição anunciou a construção de um hospital próprio na cidade. A unidade ficará na avenida dos Expedicionários, próximo ao jardim Botânico e terá 15 mil metros quadrados, e capacidade para 150 leitos. Estima-se que serão necessários 800 colaboradores para trabalhar no hospital e a expectativa é que a obra seja entregue em três anos.

 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá