Linha 4

Publicidade

87 anos de Londrina: Saúde como referência e com investimentos

Redação Tarobá News

Londrina comemora 87 anos nesta sexta-feira (10) e, hoje, é referência quando se trata de saúde no Paraná. Mas é sempre bom lembrar que no início, a situação era um pouquinho diferente. A primeira estrutura hospitalar do município foi um local pequeno, na década de 1940 e se manter saudável foi um desafio a mais para os desbravadores que passaram por aqui.

Com a criação dos cursos de Saúde da Universidade Estadual de Londrina e de outras instituições de ensino, parte da mão de obra especializada ficou na cidade e o setor começou a se desenvolver com consultórios, hospitais e clínicas, tornando Londrina referência de assistência à Saúde na região.

Dados preliminares do Perfil Londrina 2021 mostram que o município conta com 54 Unidades Básicas de Saúde, onde trabalham 1.519 profissionais de níveis superior e médio. Em 2020, foram realizados quase 362 mil atendimentos e mais de 1 milhão de procedimentos.

De acordo com o levantamento, Londrina tem 33 hospitais e clínicas das redes pública e privada. São instituições que atendem casos de baixa, média e alta complexidade e somam um total de 2.336 leitos, sendo 1.400 do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2017, a prefeitura iniciou um plano de reestruturação da saúde com a reforma e ampliação das unidades e contratação de mais servidores. Mas em 2020, com a chegada da Covid-19 ao Brasil, os esforços se voltaram ao combate à pandemia e se fez necessária a ampliação do número de leitos no município.

Em se tratando de Saúde, é importante destacar a Unimed, que completou 50 anos em 2021 e tem 1.174 médicos e 200 mil usuários em Londrina e região.

Neste ano, a instituição anunciou a construção de um hospital próprio na cidade. A unidade ficará na avenida dos Expedicionários, próximo ao jardim Botânico e terá 15 mil metros quadrados, e capacidade para 150 leitos. Estima-se que serão necessários 800 colaboradores para trabalhar no hospital e a expectativa é que a obra seja entregue em três anos.

 

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade

Nós usamos cookies teste site para lhe proporcionar a melhor experiência possível lembrando de preferências em visitas anteriores. Clicando em "Aceitar" você aceita o uso de cookies e nossos Termos de Uso.