Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

A arte da customização de carros antigos

18/05/22 às 11:52 - Escrito por Redação Tarobá News

Dizem que brasileiro é apaixonado por carro. Isso deve ser verdade. Essa paixão é imensamente maior para os cascavelenses. Por aqui, o 'combustível corre nas veias'. Cascavel foi a responsável por construir um dos primeiros autódromos do interior do Brasil. A partir deste espaço, surgiram grandes nomes do esporte a motor. Essa paixão transcende os limites da velocidade e é expressada também por quem tem verdadeiras obras de arte ao invés de carros. Esse trabalho de artista é feito pelos customizadores de carros antigos. E Cascavel conta com um customizador que é uma referência nacional e internacional: o advogado Augusto Bittencourt. Ele passa as horas de folga dentro da oficina. E lá faz um trabalho minucioso de customização. Ele transforma um carro antigo numa verdadeira obra de arte. Foi assim que ele definiu a customização. Ou seja, é muito mais que um simples hobby. É muito mais que uma simples paixão. "Na verdade são as duas coisas, e o meu hobby e a minha paixão. Na customização você pode ter um pouco mais de paixão porque ela é criativa. Você vai desenvolvendo o teu carro no decorrer do projeto. É um processo criativo, como fazer uma escultura, uma obra de arte", disse.

Uma das obras de arte de Augusto Bittencourt é um carro que tem nome: Henrique VIII, mas se trata de um Ford A 1929 que foi inteiramente customizado por ele. E que é chamado carinhosamente por Augusto Bittencourt de 'Ratazana'. Isso em virtude da característica do trabalho executado pelo customizador. Segundo Bittencourt, o carro é  mais conhecido nos Estados Unidos do que no Brasil. Foi capa de uma revista especializada e os detalhes aplicados por ele na Ratazana serviram de inspiração para customizadores nos Estados Unidos.

Augusto Bittencourt está trabalhando numa nova 'obra de arte' e está no processo de customização de um Ford 1940. Vai ser um trabalho árduo que ainda não tem data de conclusão. Mas o advogado e customizador está redesenhando o carro com características muito peculiares. O Ford terá as chamadas 'porta suicidas'. Bittencourt alterou a coluna do veículo. Com isso, o carro terá a sensação de estar em movimento, mesmo estando parado. E também terá um toque de alta tecnologia. O Ford terá uma suspensão a ar que é controlada pelo aparelho de telefone celular, uma tecnologia que era inimaginável quando o carro foi construído na década de 40. Essa máquina será impulsionada por um motor V12.

Restauração

Augusto Bittencourt trabalha com customização, mas ele tem um carro que é restaurado. Trata-se de um Chevrolet 1926 e o advogado explica a grande diferença das duas situações. Segundo ele, na restauração devem ser preservados os itens originais do carro antigo. "A customização é muito diferente da restauração. Quando você vai restaurar um carro antigo deve restaurar nos mesmos padrões, nos mesmos moldes, em que ele foi fabricado. Inclusive, fiação, parte elétrica, se possível, até os pneus...Você precisa levar esse veículo ao ano em que ele foi fabricado. Na customização não, é a transformação de um veículo antigo em outro veículo. Ele deixa de ser o que era e é inteiro modificado, deixa de ser, por exemplo, um Ford 1940 e passa a ser um Ford Custom. Tanto as características físicas e estéticas, quanto a questão mecânica e também a questão de atualização. Isso é customização, muito diferente da restauração", disse.

Carburator Day

As máquinas de Augusto Bittencourt serão as atrações no Carburator Day, um evento que será realizado no dia 29 de maio, que irá reunir apaixonados por carros antigos, carros restaurados e customizados. "No dia 29 de maio a gente está fazendo no Botelho Open Mall um evento chamado Carburator Day, o Dia do Carburador,em alusão aos veículos clássicos que usam carburador. Vai ser um evento que vai reunir carros clássicos, carros restaurados, Hot Rods, Rat Rods, carros custom, tudo num mesmo evento. Esse evento é um embrião que a gente está lançando em Cascavel, uma cidade que tem toda essa história do automóvel, está nas veias da cidade", disse.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá