Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ação recolhe 1,5 tonelada de resíduos eletrônicos em drive-thru no domingo

02/08/21 às 14:56 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Neste domingo (1º), das 9h às 13h, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), o Rotary Club de Londrina Sul e a Igreja Presbiteriana Central de Londrina realizaram, juntos, uma ação para recolher materiais recicláveis. Ao todo, foram coletados 52 litros de óleo usado, 16 quilos de chapas de raio-x antigas, 22 quilos de pilhas e 1,5 tonelada de resíduos eletrônicos, entre aparelhos de televisão, DVDs, monitores de computador, teclados, mouses, ventiladores, celulares e outros. Ao todo, 84 carros participaram da coleta.

A ação, chamada de “Rotary Coleta”, foi realizada no estacionamento da Igreja Presbiteriana Central, em formato drive-thru, para que ninguém precisasse descer do carro ao entregar os materiais recicláveis. Conforme a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, a iniciativa foi positiva.  “Considerando que foi um dia de frio e chuva, e a coleta foi realizada domingo de manhã, percebemos que a ação teve um saldo bastante positivo, dado o volume de material que foi recolhido”, disse.

Agora, todos os materiais entregues serão selecionados. Caso estejam em boas condições, eles poderão ser doados para as instituições de caridade e, quando isso não for possível, receberão a destinação correta. O objetivo das coletas de recicláveis é diminuir a quantidade de resíduos que são enviados aos aterros sanitários, sensibilizando a população para a importância da destinação correta e estimulando o processo de reciclagem. Deste modo, essas ações impactam diretamente no meio ambiente ao reintroduzir na cadeia produtiva itens com potencial de reaproveitamento e que seriam descartados.

Leia mais:

Imagem de destaque
HOMICÍDIO

Homem é morto com facada no peito no bairro Sanga Funda

Imagem de destaque
IDEIA É AMPLIAR

Mutirão de limpeza contra a dengue passa pelo Jardim Novo Amparo em Londrina

Imagem de destaque
ATENÇÃO MORADORES

Mutirão da dengue em Apucarana avança para o Interlagos na segunda-feira

Imagem de destaque
PIONEIRA

Labradora Ronda se aposenta do Corpo de Bombeiros de Londrina e é homenageada

Com a destinação correta, muitos componentes químicos, como mercúrio, berílio e chumbo, deixam de ser despejados no meio ambiente, evitando a contaminação do solo e dos lençóis freáticos com substâncias nocivas. Além disso, a reciclagem dá nova vida a diversos materiais, que podem ser transformados em itens diferentes e úteis.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá