Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Alta nos casos de Covid atrasa em duas semana início das aulas da UFPR

18/01/22 às 18:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A alta na taxa de contaminação por coronavírus e o consequente risco de sobrecarga no sistema hospitalar determinaram o adiamento, por duas semanas, do início das aulas presenciais na Universidade Federal do Paraná, que estava previsto para o dia 31 de janeiro. O calendário acadêmico, no entanto, permanece inalterado. As aulas começam no mesmo dia 31 de janeiro, porém de maneira remota. Para assegurar o atendimento aos estudantes, também serão reabertos no dia 31 restaurantes universitários em todas as cidades onde a UFPR possui campi.

A decisão envolve a Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Novo Coronavírus na UFPR e a Comissão de Retomada do Ensino Presencial, que vêm trabalhando juntas na organização da retomada e no monitoramento da pandemia. Neste início de ano, a análise envolve um fator que não estava plenamente dimensionado quando se definiu a mudança de fase para o presencial: a rápida propagação da variante ômicron do coronavírus.

Dados oficiais mostram um forte crescimento na taxa de contaminação em todo o país. No Paraná, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, a média móvel de casos de Covid-19 aumentou 1.174,8% no levantamento fechado em 16 de janeiro, na comparação com a de 14 dias antes.

Leia mais:

Imagem de destaque
NO DIA 4 DE MAIO

Entidades de Apucarana planejam ações no trânsito durante o “Maio Amarelo”

Imagem de destaque
RISCO DE ACIDENTES

Mato alto atrapalha visibilidade de motoristas na marginal da PR-445 em Cambé

Imagem de destaque
FISCALIZAÇÃO

Donos não conseguem regularizar chácaras e podem receber multas milionárias

Imagem de destaque
MULHER MORREU

Motorista que fugiu após acidente na Estrada da Perobinha presta depoimento

Além disso, uma projeção estatística feita pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), centro independente de pesquisa em saúde ligado à Universidade de Washington, aponta que haverá um pico nas internações por síndrome respiratória aguda grave justamente no fim do mês de janeiro, quando deveriam começar as aulas presenciais, e que a curva de casos tende a ser descendente a partir da segunda quinzena de fevereiro. A UFPR concluiu, assim, que não seria responsável retomar as aulas presenciais justamente num momento que promete ser crítico, em função da onda da variante ômicron.


Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá