Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Alto número de acidentes sobrecarrega ocupação de leitos hospitalares

19/05/22 às 13:25 - Escrito por Redação Tarobá News

Nas Unidades de Pronto Atendimento cerca de 150 pacientes estão internados. As Upas não tem esta finalidade, mas os leitos hospitalares não são suficientes para atender a demanda. Sobre este cenário, o diagnóstico é complexo. Reflexo da Covid, da dengue, das doenças respiratórias relacionadas ao frio e também tem muito a ver com acidentes de trânsito, em especial os que envolvem motocicletas.

Somente nos primeiros quatro meses deste ano a Transitar registrou 1264 acidentes, que resultaram em 371 pessoas feridas. Deste total, 208, motociclistas. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, a frota de motocicletas quase dobrou em dez anos. Em 2009 eram 15 milhões de motos no País. Em 2019 28 milhões. Só em Cascavel são 40 mil motos.

E o comportamento dos condutores no trânsito preocupa. Há bons exemplos, mas há também há ousadia em níveis que colocam a vida em risco. O trafego pelo corredor, as manobras arriscadas, passar em sinal amarelo...

Em 2021, R$ 108 milhões de reais do SUS foram destinados a internações de motociclistas. Em Cascavel a preocupação vai além da despesa em dinheiro. O problema está na falta de leitos hospitalares. Os acidentes congestionam o sistema.

Confira mais detalhes na reportagem de Fernanda Toigo, exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá