Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ambiente em que criança foi encontrada era de completa insalubridade, explica conselho tutelar de Toledo

12/05/22 às 12:14 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma equipe de reportagem do Grupo Tarobá de Comunicação esteve em Toledo na manhã desta quinta-feira (12), para conversar com o conselho tutelar e com autoridades policiais, sobre o caso da garota de quatro anos, que foi encontrada em situação de abandono na cidade.

O caso foi atendido primeiramente pela Polícia Militar, que teria sido acionada por populares por meio do telefone 190, informando sobre a situação que a criança estaria vivendo. 

"Chegando no endereço, essa criança de quatro anos veio em direção a viatura. De acordo com relatos dos policiais que atenderam a ocorrência, era perceptível o estado de desnutrição", detalhou o Tenente Erilvelton Souza.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM MAIO

Prefeitura de Arapongas promove 9ª Feira do Microempreendedor Individual

Imagem de destaque
CENA IMPRESSIONANTE

Marquise de loja no Centro de Rolândia desaba de deixa carros danificados

Imagem de destaque
SOB PROTESTOS

Câmara aprova urgência para projeto que prevê sanções a invasores de terras

Imagem de destaque
EM CADEIRA DE RODAS

Mulher leva homem morto para sacar empréstimo em agência bancária do Rio

Após a chegada no local, os policiais fizeram o acionamento do Conselho Tutelar, que também se deslocou até o local para averiguar a situação. Ao chegar na residência, os conselheiros encontraram um ambiente em completa insalubridade.

"Muito lixo, um odor muito forte. Entendendo que aquela criança estava com seus direitos violados, nós aplicamos uma medida de proteção, que é o acolhimento institucional. Hoje a criança se encontra em uma casa abrigo, está sob a tutela do estado. Tem uma equipe tanto do fórum quanto do município, que irá tratar com essa família, conversar com essa família e entender o contexto, para posteriormente decidir se essa criança retorna ou não a esse ambiente [...] No momento da abordagem encontramos uma criança muito magra, não tem como afirmar que estava em situação de desnutrição, mas visivelmente a criança estava muito magra", explicou o conselheiro tutelar de Toledo, Alan Junior.

Devido a questão de maus-tratos, a situação foi encaminhada para a Delegacia de Polícia, para que houvesse a investigação sobre o caso. A mãe da criança se evadiu do local antes da chegada, explica a PM. O Conselheiro Tutelar ainda explica que outros filhos da mulher já receberam atendimento do conselho.

"A essa criança específica não (houve atendimento anterior). Mas irmãos dessa mãe, já tiveram alguns atendimentos aqui, eram outros casos de violações. Quando chegamos no local, só estava a bisavó e a criança. A responsável legal pela criança não se encontrava. Estamos apurando e fazendo novas visitas, para identificar ver se há mais crianças no local", detalha Alan Junior.

O caso agora segue sendo investigado, enquanto o Fórum, por meio do Núcleo de Apoio Especial e o município, por meio do Creas, darão continuidade aos atendimentos a família e principalmente para a criança.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá