Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ambulantes reclamam da demora para liberação de alvará

07/06/23 às 16:10 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Desde a retirada dos ambulantes do Calçadão, 15 dias já se passaram.


Mais de 100 ambulantes, que estavam irregulares, foram retirados numa ação conjunta da Companhia de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM) no dia 23 de maio.


Desde então, cerca de 50 pessoas deram entrada no pedido de alvará. A reclamação é a demora para avaliação. O prazo seria de até 90 dias.

Leia mais:

Imagem de destaque
IMBRÓGLIO

Cetran-PR manda Prefeitura de Apucarana readequar faixas de pedestres

Imagem de destaque
NESTA QUINTA-FEIRA

Taxista é sequestrada em Londrina e abandonada em bairro de Rolândia

Imagem de destaque
NESTA QUINTA-FEIRA

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Imagem de destaque
ENTENDA

Ocupantes de mocó na Rua Belém afirmam receber ajuda de entidades e populares


Nivaldo dos Santos, que representa os ambulantes, diz que a demora é inviável a eles. “Essa espera de 90 dias fica inviável para nós, porque somos pais de família. Essa alternativa da CMTU nos veio goela abaixo e, muito embora estejamos de acordo, só achamos que podia ter sido uma ação um pouco mais moderada”.


Em relação à ação, o Coronel Pedro Ramos, Secretário de Defesa Social, diz que “a atuação segue apreendendo materiais ilegais que estão tentando retornar e nós entendemos a reclamação da eventual demora no processo de obtenção de alvará, mas não é por isso que faremos vista grossa e deixar retomar a atividade (ilegal) no Calçadão”.


Segundo a CMTU e a GM, o objetivo é impedir a volta e até a entrada de novos ambulantes clandestinos na área central. Diante disso, as fiscalizações serão mantidas e não só no Calçadão.


A CMTU tem atualmente 314 ambulantes cadastrados em Londrina. O processo de avaliação tem regras e exigências a serem cumpridas.


Marcelo Cortez, presidente da CMTU, reforça que “o Calçadão não é o local adequado. Nós estamos procurando soluções. Muitos já tiveram seus alvarás dados em outros locais, porque no Calçadão não é possível. Não se mostra viável uma pessoa vender determinado material em frente a uma loja que já vende aquele mesmo produto”.


Ele lembra ainda que há vagas de emprego disponíveis e com carteira assinada.


Sobre a vendedora de plantas no Calçadão, a CMTU informou que ela tem alvará para a Feira Feito à Mão e para um outro ponto na Avenida São Paulo. Tais autorizações foram dadas antes da ação de retirada dos ambulantes.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá