Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Após pedidos do Pároco da Catedral, CMTU amplia limpeza do Bosque Central

23/09/22 às 16:34 - Escrito por Tarobá Cidade Londrina

O Bosque Central de Londrina vai ter reforço na limpeza. Agora o serviço também será realizado aos domingos. A ampliação foi definida na manhã desta sexta-feira (23) depois de uma reunião entre a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) e o pároco da Catedral, padre Rafael Solano.


O encontro foi motivado por inúmeros pedidos de fieis. O mau cheiro deixado pelas fezes dos pombos, que se acentua com a humidade e a chuva, tem incomodado a todos. "Principalmente nas celebrações da manhã ou no fim da tarde”, disse o vigário paroquial Wendel dos Santos.


Conforme Solano, a intenção não é exterminar as aves, mas melhorar o ambiente para a circulação da população. “Somos cidadãos londrinenses e em volta do bosque tem escolas, comércio, centros, fé, população e tantas coisas que nos levam a viver um único interesse – a melhoria do bosque para todos”, afirmou. Na semana passada, fieis protestaram para cobrar providências em relação ao problema.


O presidente da CMTU, Marcelo Cortez, informou que a limpeza vinha sendo realizada de segunda a sexta-feira. “A partir deste domingo já estava previsto, eu já havia conversado com o padre. Conseguimos fazer alterações internas e agora iremos também realizar essas limpezas todos os domingos, de forma que a gente possa minimamente deixar o local limpo para que as pessoas possam circular livremente”, falou Cortez.


O controle dos pombos fica a cargo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que tem feito estudos em busca de uma solução. Uma nova tentativa deve ser feita com o uso de repelentes. O plano é fazer com que os animais se mudem do Bosque para outros lugares, onde a população não seja incomodada. Holofotes também deverão ser instalados para incomodar a presença das aves. “Temos que ver ambientalmente o que é possível, atacar o problema e deixar de enxugar gelo”, completou Cortez.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá