Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Audiência pública debate mudanças no Sistema Viário de Londrina

14/10/22 às 16:20 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina fará, neste sábado (15), audiência pública para apresentar a proposta de revisão da Lei do Sistema Viário. O debate com a comunidade será realizado das 8h às 12h, no auditório da Prefeitura, que fica na Avenida Duque de Caxias, 635, 2° andar. Quem não puder acompanhar presencialmente, poderá assistir a transmissão on-line no Google Meet ou pela página do Youtube TV IPPUL.


Essa será a quarta audiência pública, dentro do processo de revisão das Leis Específicas do Plano Diretor 2018-2028. Integrando esses trabalhos, a equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina (Ippul) desenvolveu pesquisas e diagnósticos sobre o sistema viário da cidade, reunindo esse material em um Caderno Técnico. Esse documento está com acesso liberado no site do Ippul.


A nova Lei do Sistema Viário pretende incorporar o Plano de Mobilidade Urbana de Londrina (PlanMob), que já foi concluído e traz um mapeamento de diversos pontos e modais da cidade. As pesquisas do PlanMob identificaram, por exemplo, que somente 18% das viagens motorizadas são realizadas em ônibus. Isso represente 24% das viagens motorizadas; por outro lado, cresce a cada ano o uso dos veículos particulares. A cidade também registra um alto número de acidentes de trânsito, cerca de 15 por dia, com uma fatalidade a cada cinco dias.

Leia mais:

Imagem de destaque
POPULAÇÃO ACOLHEDORA

Andarilhos revelam motivos por escolherem Londrina: "capital do morador de rua"

Imagem de destaque
PROBLEMA RENAL

Vereadora Mara Boca Aberta realiza procedimento cirúrgico após passa mal em casa

Imagem de destaque
VEJA COMO SE INSCREVER

Inscrições abertas para concurso público de procurador do Município de Londrina

Imagem de destaque
DENTRO DE CASA

Homem com tornozeleira eletrônica é preso com maconha, crack e cocaína em Cambé


O presidente do Ippul, Tadeu Felismino, participará da audiência pública deste sábado (15) e citou que a mobilidade urbana define como os habitantes se movimentam no território da cidade e é aspecto determinante da qualidade de vida. “Quanto mais perto e mais rápido as pessoas conseguirem acessar os seus destinos, ou quanto menos tempo gastarem em deslocamentos, melhor é a cidade”, afirmou, em artigo publicado no jornal Folha de Londrina.


No PlanMob de Londrina, que entrevistou mais de 22 mil pessoas, foram elaborados programas detalhados de melhoria dos modais de transporte da cidade, começando pelo Transporte Público, Transporte Ativo (cicloviário), Caminhabilidade (pedestres) e Transporte Motorizado individual. “A ideia do PlanMob, no longo prazo, é o desestímulo ao transporte motorizado individual, que responde hoje por 55% dos deslocamentos, em favor dos demais, em busca de uma cidade com menos carros, menos poluição sonora e do ar e, ao mesmo tempo, melhor mobilidade e mais qualidade de vida, a exemplo das grandes e médias cidades do mundo”, frisou o presidente do Ippul.


Com o objetivo de sanar essas e outras questões, a proposta do Ippul para revisão da Lei do Sistema Viário será exibida a toda comunidade neste sábado (15). E qualquer cidadão também pode enviar sua sugestão ou contribuição, basta preencher o formulário específico e, na sequência, enviar o documento completo para o e-mail [email protected].


Após a análise e aprovação da minuta do projeto de Lei pelo prefeito Marcelo Belinati, a proposta passará para avaliação e votação da Câmara Municipal. A expectativa do Ippul é concluir a minuta e enviá-la ao legislativo em novembro, dentro do prazo estabelecido na Lei do Plano Diretor, que encerra em 7 de janeiro de 2023.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá