Depois da votação do projeto que autorizou a prefeitura de Cascavel a dar andamento na elaboração do edital para a concessão da limpeza urbana e destinação do lixo, os vereadores vão votar na semana que vem outros dois projetos importantes.
Um deles é também a autorização para a concessão do serviço de transporte público em Cascavel. Nós mostramos toda a polêmica em torno da proposta, no fim do ano passado, em que a alteração solicitada pela prefeitura na lei orgânica, para prorrogação do serviço até que a nova concessão seja finalizada, foi negada pela câmara. A falta de diálogo entre os poderes gerou confusão.
Mas depois de um entendimento entre legislativo e executivo, há agora essa autorização para que o serviço passe a ser uma concessão e não um contrato e com isso a duração também seja maior, chegando a 20 anos. Depois dessa aprovação é que o município dará sequencia ao processo para publicação do edital e licitação do serviço.
Outro projeto importante que vai ser votado na segunda, na casa de leis, é a autorização para que o município faça um empréstimo de 100 milhões de reais. Parte deste valor também será destinada ao serviço de transporte, com a compra de veículos com baixa emissão de carbono destinados ao transporte coletivo, ou seja os ônibus elétricos que devem integrar a nova frota.
Além deste investimento, parte do valor também deve ser investido em novas fontes de energias renováveis e ampliação das já existentes e outros projetos voltados à construção, ampliação reabilitação ou reforma de obras de infraestrutura, visando o atendimento da demanda por serviços básicos e bens públicos.
Confira mais detalhes na reportagem de Fernanda Toigo, exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição.