Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Avenida Duque de Caxias começa a receber recape entre a BR-369 e a Leste-Oeste

06/02/23 às 18:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina iniciou nesta segunda-feira (6) mais uma etapa de revitalização da pista da avenida Duque de Caxias, que vem passando por uma série de serviços de recape asfáltico em diferentes trechos. Esta é a quarta fase de execução dos trabalhos, iniciados a partir de setembro de 2022. Agora, haverá a recuperação de pavimento desde a avenida Brasília (BR-369) até a avenida Leste-Oeste, totalizando 2,5 km de extensão, aproximadamente, e quase 20 mil m² de área asfaltada.


As equipes da empresa contratada Axial, responsável pelos serviços, começaram a atuar com maquinários no período da manhã de hoje, no encontro da avenida Duque de Caxias com a rodovia BR-369.


Ao todo, na atual etapa de recape, serão aplicadas cerca de 1.500 toneladas de asfalto (CBUQ), em um trecho que é um dos principais canais de acesso da região norte para a área central da cidade. A previsão de término é de cerca de 10 a 15 dias, a depender dos fatores climáticos. Interdições pontuais estão sendo feitas com sinalização da via e o tráfego, de forma geral, fica liberado em meia pista no decorrer das atividades. Por isso, os motoristas devem ter atenção ao transitarem nos trechos que compõem esse trajeto.

Leia mais:

Imagem de destaque
APÓS ÁUDIO VAZADO

Três eleitores de Rolândia protocolam denúncia contra o prefeito e pedem CP

Imagem de destaque
MAIS DOIS MESES

Obra de recape da Avenida Dez de Dezembro recebe novo termo aditivo de prazo

Imagem de destaque
DENGUE

Morre criança de Ortigueira que contraiu dengue e pneumonia

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Palestra orienta idosos sobre como agir em casos de golpes


De forma preparatória, anteriormente, a terceirizada Axial já havia feito trabalhos preliminares para deixar o asfalto da Duque de Caxias em condições adequadas para receber a aplicação de massa asfáltica que formará a nova capa de pista. Essas ações incluíram intervenções de remoção de deformidades e ondulações de pista, tapa-buracos, limpeza, nivelamento do asfalto e outros reparos.


Para promover o novo recape asfáltico na avenida, a Prefeitura de Londrina está investindo R$ 741 mil com recursos próprios. Este valor, somado ao montante utilizado pela Prefeitura nas três primeiras fases de recape, significa investimento total que ultrapassa R$ 2,5 milhões.


Inicialmente, a renovação do asfalto da Duque compreendeu o trecho entre a avenida Juscelino Kubitschek (JK) e rua Henrique Dias. Em um segundo momento, a extensão recapeada foi a partir da rua Almirante Barroso até a JK. Já a terceira fase atendeu o trecho entre a avenida JK e a rua Benjamin Constant, chegando na Leste-Oeste.


A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) sempre acompanha o andamento e fiscaliza os trabalhos. Já a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) dá suporte ao trânsito, quando necessário, e fica responsável pela implantação da sinalização viária.


O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, destacou a relevância do conjunto de recapes viabilizados para revitalizar a pista da avenida Duque de Caxias. “A Duque é uma das principais vias de acesso da zona norte para a área central e milhares de veículos circulam diariamente neste trajeto entre a BR-369 e a Leste-Oeste. Já concluímos, nas fases anteriores, o recape vindo desde a abrangência do Centro Cívico até a Leste-Oeste. Para fecharmos esse amplo processo de recomposição asfáltica, um compromisso assumido pelo prefeito Marcelo Belinati, temos agora mais este importante trecho, que é o mais longo”, comentou.


Verçosa apontou que a empresa Axial irá trabalhar com foco total neste serviço, a fim de garantir que a execução ocorra no menor tempo possível. “A intenção é concluirmos tudo no decorrer das próximas semanas, caso as operações transcorram dentro do programado. O asfalto da Duque está ganhando em qualidade e facilitará os deslocamentos da população”, completou.


Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a avenida Duque de Caxias vem recebendo, sequencialmente, nova capa asfáltica para atender trajetos que precisam estar com a pista sólida devido ao alto movimento de veículos. “Trata-se de uma via muito importante, que passa por dezenas de ruas e avenidas e interliga diferentes áreas da cidade. Possui um comércio tradicional, já forte e consolidado, e oferta uma vasta gama de serviços, por isso essa recuperação do asfalto é um trabalho que vai proporcionar mais segurança a todos e melhorar o fluxo de trânsito. São muitos veículos pesados que passam por ali e exigem muito da pista”, afirmou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá