Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Avião da FAB faz manobras no Aeroporto de Londrina e chama atenção; assista

20/10/20 às 12:02 - Escrito por Ticianna Mujalli

O voo de um jato executivo chamou a atenção de quem, geralmente, para na cabeceira da pista do aeroporto José Richa, na manhã desta terça-feira (20). As manobras e arremetidas deixaram o motorista André Aguilar preocupado. Sem pensar duas vezes, ele começou a filmar e sem entender nada, enviou para a redação do Grupo Tarobá, em busca de respostas.

“Minha mãe mora ali perto, eu cresci ali. Sempre que eu posso, eu paro pra ver os aviões. Mas nunca tinha visto ele voando tão baixinho”, contou.

Outro problema que deixou o motorista mais angustiado, foi justamente o momento em que o jato vinha de frente e havia outra aeronave na cabeceira da pista. “Ali achei que ia dar problema”.

Mas, o que ele não sabia, era que cada movimento era calculado. O jato era pilotado por experientes profissionais do GEIV, Grupo Especial de Inspeção em Voo, um órgão ligado a FAB, Força Aérea Brasileira.

O trabalho deles é verificar e inspecionar os equipamentos de auxílio à navegação aérea, assegurando a operacionalidade dos aeroportos.

Por isso tantas idas e vindas, tantos sobes e desces. O avião arremetia e voltava, cruzava de um lado para o outro, ia para o centro da cidade e voltava para a região leste.

Para que a inspeção pudesse verificar a qualidade dos sinais os equipamentos em voo e fazer análises, medições e, se for necessário, corrigir o que estiver errado.  

“Foi mais de 1h de voo assim. Fiquei mais aliviado quando fiquei sabendo. Ainda bem tudo era calculado”, comemorou André que filmou tudo.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá