Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Banco de Ração distribui uma tonelada para ONGs que cuidam de animais

23/07/21 às 15:17 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Representantes de ONGs e protetores independentes, cadastrados na Secretaria de Meio ambiente, no  setor de Bem-Estar Animal, receberam hoje (23) os primeiros repasses de ração para cães e gatos por meio do programa Banco de Ração. O Banco de Ração foi criado pela Lei 7.124/2020, aprovada pela Câmara de Vereadores e  sancionada pelo prefeito Paranhos.

Uma tonelada de ração será distribuída para as entidades que cuidam dos animais como cães e gatos.

“Nós temos uma lei municipal aprovada na Câmara que cria o Banco de Ração que será fomentado por doações,  parcerias e recursos públicos.  O Banco de Ração vai suprir a dificuldade em conseguir alimentos para  as ONGs e cuidadores que adotam animais e não têm condições de comprar  a ração. Este banco de ração vai ajudar a suprir esta dificuldade. Esta é uma política pública nova que precisa ser aperfeiçoada, organizada, planejada e estruturada e é isso que a Secretaria de Meio Ambiente está fazendo. Esta ração recebida será distribuída para ONGs e  protetoras cadastradas. Vamos aprimorar o trabalho para cumprir a legislação e garantir o bem estar animal”, disse o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth. 

Leia mais:

Imagem de destaque
LEVADO PARA O HU

Homem cai de escada ao tentar consertar o telhado na zona norte de Londrina

Imagem de destaque
APELO

Família segue procurando homem que desapareceu há uma semana em Londrina

Imagem de destaque
ESTADO ESTÁVEL

Escritora Roseana Murray é atacada por três pitbulls e tem braço amputado

Imagem de destaque
DURANTE VISITA

Secretário de Segurança garante sala 24h para atender mulher vítima de violência

 O vereador Serginho Ribeiro, autor da lei,  destacou a importância da união entre poderes Legislativo e Executivo em prol da causa animal. “ Mais uma luta do Executivo. Uma sensibilidade do prefeito Paranhos em torno da causa animal. Não tínhamos nada nesta área e agora já contamos com Samucão, o Castramóvel, a Patrulha Ambiental, de combate aos maus tratos e  o Banco de ração. Uma conquista que, vale salientar, ajudará muitas ONGs e protetores que já pagam esta conta de cuidado com os animais”, afirma. 

O Banco de Ração já está funcionando e a gestão ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente que terá a missão de armazenar, receber, destinar e controlar  a saída destes alimentos que serão destinados às ONGs e protetores cadastrados. “Nós iremos até estes protetores independentes conhecer sua realidade, verificar a quantidade de animais abrigados e orientar sobre a necessidade de castração. E este será um requisito para que estes cuidadores independentes  serem beneficiados pelo banco de ração”, explicou a veterinária Ana Maria Formiga, da Secretaria de Meio Ambiente.

O  médico veterinário Rodrigo Neca Ribeiro, gerente de Vida Selvagem e Bem-Estar Animal destacou que quando  se fala em política pública voltada à causa animal, Cascavel é referência com os trabalhos já colocados em prática como o Castramóvel, o Samucão e agora o Banco de Ração. “E  tudo isso é feito com embasamento técnico da Sema e a gente está sempre buscando forma de melhorar  o serviço para atingir o maior números de pessoas, porque muito embora a gente trabalhe com cães e gatos, nós trabalhamos com a saúde única, onde se envolve saúde animal, meio ambiente e saúde humana”, explcou.

 Para ele, o reflexo destas ações será vista a médio e longo prazo. “Não estamos pensando no agora, mas lá na frente. Por isso estas ações têm que ser bem embasadas e bem organizadas porque precisamos começar e manter estes trabalhos, dar uma a constância a eles e assim teremos a diminuição de animais abandonados, maus-tratos e para isso dependeremos destes trabalhos que estamos realizando agora”, completa.

A protetora independente Sirlei Mazur disse que as doações provenientes do Banco de Ração vai auxiliar os trabalhos dos cuidadores. “Muitas vezes eles não têm como comprar a ração para os animais. A ração doada é de qualidade, muito boa.  Eu tenho 16 animais e cuido de mais 20 em uma chácara e cuido de animais de rua, então esta ajuda veio em boa hora e vai garantir a saúde dos  cães e gatos que são retirados das ruas”.

 

 A lei permite:

- doações de estabelecimentos comerciais e industriais ligados a produção e comercialização, atacado ou no varejo, de produtos e gêneros alimentícios destinados aos animais

- doações das apreensões por órgãos da Administração Municipal, Estadual ou Federal resguardada a aplicação das normas legais

- doações de órgãos públicos ou de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá