Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sem adicional: bandeira tarifária segue verde em dezembro, anuncia ANEEL

01/12/22 às 21:13 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A bandeira tarifária para o mês de dezembro segue verde, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “Essa decisão confirma nossas projeções de que não haveria custos adicionais nas contas de luz na maior parte de 2022, desde abril até o final do ano, devido às boas condições de geração de energia no País”, comentou o diretor-geral da Agência, Sandoval Feitosa. 


“Temos aprimorado esse mecanismo para que os consumidores tenham cada vez mais conhecimento sobre a operação do nosso sistema e possam, assim, ter melhor gestão sobre seu consumo”, adicionou Feitosa.


Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas.

Leia mais:

Imagem de destaque
APÓS DENÚNCIAS

Arapongas aplica multas que passam dos R$ 6 mil por descarte irregular de lixo

Imagem de destaque
BAIXA PROCURA POR VACINA

Londrina confirma mais de 1500 casos de dengue em uma semana e soma nove mortes

Imagem de destaque
EM QUATRO BARRAS

Idosos ficam feridos após ataque do próprio cachorro; um foi mordido na jugular

Imagem de destaque
EM GAVETA ADAPTADA

GM encaminha para delegacia homem com pistola escondida em banco de carro


Muitas pessoas sentiram a diferença na tarifa. A conta ficou mais barata e o dinheiro que sobrou já teve destino certo: a compra de alimentos. “Deu uma baixada legal de cerca de 30, 40 reais, pelo menos para mim. Agora uso para outras coisas tipo pão, leite, fruta, porque está tudo um absurdo”, disse a dona de casa Simone Ribeiro.


O sistema de bandeiras tarifárias é uma importante ferramenta de transparência que permite aos consumidores acompanhar, mês a mês, as condições de geração de energia no País. Antes, esse custo era atualizado de uma única vez ao ano e os consumidores só conheciam depois, nas revisões anuais das tarifas de energia de cada distribuidora. Agora, as bandeiras sinalizam com antecedência o custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente, evitando o desperdício. 


Ainda assim, muitas pessoas optam por não depender da bandeira tarifária e investem em uma solução definitiva. Uma barbearia de Londrina gastava R$ 1000 por mês em energia elétrica. A solução para economizar foi utilizar a energia solar. A estação foi instalada na chácara da família do proprietário e o excedente produzido vai para o estabelecimento.


“A gente estava gastando muito com energia comum e surgiu a ideia de colocar a solar porque depois que a gente pagar a estação, a energia fica sendo nossa, pagando só o mínimo para a Copel. É vantajoso”, explicou o empresário Leonardo Brenes.



© Copyright 2023 Grupo Tarobá