Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tromba d'água faz rio transbordar e Bandeirantes decreta calamidade pública

05/03/23 às 15:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Neste domingo (05), uma tromba d'água fez o Rio Ribeirão das Antas, em Bandeirantes, no norte do Paraná, transbordar e afetou, segundo a Defesa Civil, 250 famílias, mais de mil pessoas. O número de desabrigados e desalojados ainda está em levantamento. A situação está relacionada ao alto volume de chuvas registrado na região. Doze bairros foram atingidos; com isso, a prefeitura decretou situação de calamidade pública no município.


Segundo a Defesa Civil da cidade do norte do Paraná, o Corpo de Bombeiros e a prefeitura da cidade trabalham no atendimento às vítimas. Em publicação nas redes sociais, a prefeitura de Bandeirantes informou que as famílias desabrigadas devem procurar os pontos de apoio: escolas Yukiti e Bela Vista. As Unidades Básicas de Saúde (Teixeirinha, Bela Vista e Invernada) e a Farmácia Central da cidade estão abertas para disponibilizar medicamentos, em caso de necessidade.


Além disso, a administração municipal informou que agentes de Segurança e Saúde vão começar a fazer o levantamento de cada família, em relação a uso de medicação e possíveis desaparecidos. Eles também pediram para que as famílias que moram na zona rural da cidade não tentem atravessar as pontes, já que ainda não sabem a situação de segurança dos equipamentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
SUPERLOTAÇÃO

Santa Casa de Londrina suspende atendimentos do SUS no Pronto-socorro

Imagem de destaque
TRÃNSITO

Prefeitura de Cascavel realiza audiência pública no bairro Cascavel Velho

Imagem de destaque
POLICIAL

PM apreende 321 kg de maconha após perseguição na PR-239 em Toledo

Imagem de destaque
ACIDENTE

Médico do Siate fala sobre atendimento ao homem que sofreu descarga elétrica


Imagens publicadas nas redes sociais mostram carros arrastados, ruas e avenidas alagadas e casas invadidas pela água.


O prefeito Jaelson Ramalho Matta explicou que uma tromba d'água foi responsável pelo transbordamento. "Um volume de 120 até 160 milímetros de chuva em pouco menos de uma hora que ocorreu em uma distância de 10 quilômetros da cidade e que veio trazendo um volume de água e também arrastando cerca e até animais para Bandeirantes", esclarece Matta. 


A área mais afetada foi a do bairro Bela Vista, com mais casas atingidas. Na cidade, alguns imóveis acabaram desabarando. A energia foi desligada para evitar riscos de choque e até o momento, não há vítimas feridas. "Foram mais prejuízos materiais e nós vamos ajudar a população", conta o prefeito da cidade.  


As duas escolas municipais que funcionarão como centrais para os mais prejudicados (Yukiti e Bela Vista), contarão com alojamento, e recebem alimentos e roupas através do trabalho que terá apoio de entidades e igrejas locais. 


O prefeito reconheceu que trata-se de uma região problemática e diz que muitas casas estão em situação irregular. O município não descarta a possibilidade de realocar moradores dos locais atingidos. 


*Matéria em atualização, mais informações em breve. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá