Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Câmara de Londrina inicia sessões plenárias de 2023 nesta quinta-feira

01/02/23 às 08:44 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Nesta quinta-feira (02), às 14 horas, será realizada a primeira sessão ordinária de 2023 da CML (Câmara Municipal de Londrina). Além da discussão de projetos de lei, a sessão de abertura do ano legislativo terá a presença de autoridades, com momentos de música e prestação de contas. A população poderá participar das galerias do plenário ou acompanhar pelos canais da Câmara de Londrina no Youtube e no Facebook.


No início da sessão, a leitura do texto bíblico, momento previsto no Regimento Interno da CML, será feita pelo arcebispo metropolitano de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, e pelo pastor Vanderlei Frari, presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Londrina. Na sequência, o Quinteto de Metais Ouro Verde executará o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Londrina.


Em seguida, o vereador Jairo Tamura (PL) apresentará um balanço da Mesa Executiva, na gestão 2021-2022, período em que esteve como presidente do Legislativo. Ao final, o atual presidente Emanoel Gomes (Republicanos) falará das perspectivas do mandato iniciado em 1º de janeiro de 2023. Entre os projetos que vão requer maior profundidade na análise estão as leis complementares ao Plano Diretor, como Uso e Ocupação do Solo, Sistema Viário, Perímetro Urbano e Parcelamento do Solo, que devem ser enviadas à Câmara de Londrina pelo Executivo Municipal neste ano. 

Leia mais:

Imagem de destaque
NA JUSTIÇA

Com três praças de pedágio de R$12 cada, Jacarezinho pede isenção para moradores

Imagem de destaque
VEJA VÍDEO

Câmera flagra mulher escalando portão e furtando planta em Apucarana

Imagem de destaque
ATENÇÃO MORADORES

Jardim Eldorado, em Apucarana, recebe Mutirão da Dengue nesta quinta-feira

Imagem de destaque
TENTOU CORRER

GM encaminha para a delegacia foragido da justiça com dois mandados de prisão


“Tenho certeza que este será um ano muito produtivo. Temos projetos importantes pela frente, que vão trazer impactos positivos para a sociedade londrinense, como as leis complementares ao Plano Diretor. Já aprovamos a Lei Geral e devemos nos debruçar nas normas complementares. Vamos fazer uma análise técnica para desburocratizar a cidade. Londrina precisa avançar, Londrina precisa progredir. Precisamos desburocratizar e dar celeridade para o empresário que deseja se instalar na cidade ou ampliar sua estrutura. Então, no que depender da nossa gestão, com essa nova Mesa Executiva e em diálogo com os demais vereadores, nós vamos fazer isso”, garantiu Gomes.


Esta será a primeira sessão da Câmara de Londrina com a nova composição da Mesa Executiva, eleita em 20 de dezembro do ano passado. Além de Emanoel Gomes, como presidente, o grupo é composto pelos vereadores Mestre Madureira (PP), como vice, e Lenir de Assis (PT), Beto Cambará (Podemos) e Prof.ª Flávia Cabral (PTB), respectivamente, nas funções de 1º, 2º e 3º secretários.


Ordem do Dia

No início da Ordem do Dia serão escolhidos os vereadores integrantes das 15 comissões permanentes da CML, mediante indicação do Colégio de Líderes, assegurada a representação proporcional partidária, nos termos do Regimento Interno. As comissões são compostas por três parlamentares cada, exceto a Comissão de Justiça, Legislação e Redação, formada por cinco vereadores.


Na sequência, os parlamentares analisarão diversos projetos de lei, como o que institui o Programa Mãos à Obra Londrina, proposto pelo vereador Chavão (Patriota); o que autoriza a criação da Patrulha Pet na Guarda Municipal, para atender casos de maus-tratos a animais, da vereadora Daniele Ziober (PP); e o que permite que autistas entrem e permaneçam em ambientes de uso coletivo acompanhados de cão de assistência, apresentado pelos vereadores Mara Boca Aberta (Pros) e Jairo Tamura (PL). Confira aqui a pauta detalhada.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá