Cidade

Câmara de Sertanópolis avalia criar CPI para investigar abandono em canil municipal

23 fev 2021 às 20:18

Após reportagem exclusiva da Tarobá sobre uma denúncia de maus-tratos no canil municipal de Sertanópolis, os vereadores do município, que fica a aproximadamente 50 quilômetros de Londrina, discutiram o assunto na sessão ordinária desta terça-feira (23). A sessão durou um pouco mais de uma hora e houve pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por dois meses.

O autor da proposta foi o vereador Glauco Ghisleri (PP). Já o vereador Anderson Rodrigues (PSL) disse durante a sessão que houve exagero na reivindicação da população. Para ser criada, a CPI precisa da assinatura de três dos nove vereadores de Sertanópolis. O assunto já chegou ao conhecimento do Ministério Público que informou ter instaurado um procedimento para investigar a denúncia. Assista!

O caso
Moradores de Sertanópolis denunciam o canil municipal da cidade de maus-tratos. Segundo eles, cães estariam abandonados e morrendo por falta de cuidados. Imagens chocantes foram enviadas com exclusividade à Tarobá.

O município tem cerca de 16 mil habitantes. Letícia de Lima, que gravou os vídeos, está revoltada com a situação. Recentemente, o número de cachorros mortos por causa do abandono teria aumentado.

O canil foi construído há 11 anos, mas a comunidade afirma que o local vem se deteriorando com o tempo, transformando-se em um ambiente insalubre para os animais. Voluntários estariam financiando os medicamentos para os animais.

O secretário-geral da prefeitura de Sertanópolis se defendeu das críticas. Ele disse que os cães são descartados pela população em um estado já precário de saúde. O acesso ao canil é fácil. Não há cerceamento ou muro para impedir que os animais sejam jogados. Mas a prefeitura garante que vai melhorar a segurança.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá