Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cáritas atua há quase 40 anos na assistência de migrantes em situação de vulnerabilidade

19/05/22 às 13:27 - Escrito por Redação Tarobá News

O Dia da Bondade já começou!! Neste ano a campanha de arrecadação teve início no dia 16 de maio com recebimento de doações em todas as lojas da rede Muffato. Tudo o que for doado, será imediatamente disponibilizado para que o Provopar distribua para quem está precisando e também para as entidades cadastradas no conselho municipal de assistência social. A campanha vai até o dia dia 16 de junho, quando acontecerá aquela grande festa lá no Muffato da JK em Cascavel. Mas até lá vamos mostrar o trabalho dessas entidades parceiras nos ajudarão na distribuição das doações.

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela Cáritas. A Cáritas Arquidiocesana é uma entidade que há quase 40 anos atua em Cascavel, auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade social. É aqui que muitos migrantes que chegam a cidade muitas vezes apenas com a esperança de recomeçar a vida, procuram por auxílio.

Acompanhamos o atendimento a uma das famílias assistidas pela entidade. Em Cascavel há cerca de um mês, e vivendo no albergue, foi por meio do trabalho e amor ao próximo que conseguiram o básico para alugar e montar uma casa.

Dianeide quase não fala português, mas relata a dificuldade vivida no pais de origem, o medo constante da violência e o alívio de ser acolhida junto com a família no Brasil. E faz questão de demonstrar alegria e gratidão pelo apoio recebido.

As doações são bem vindas na Cáritas durante todo o ano, mas é quando o frio chega que o socorro às famílias, que muitas vezes vem de países mais quentes, é emergencial. Além dessa doação direta, há outras formas de contribuição com a Cáritas e que são revertidas no auxílio a quem precisa.

A solidariedade e o olhar para o próximo é contagiante. Lorieli é um exemplo. Ela veio da Venezuela para encontrar os parentes que já haviam se mudado para Cascavel. Os familiares já haviam sido auxiliados pela entidade, assim como ela também foi. Aqui recebeu roupas, calçados, auxilio na regularização da documentação e encaminhamento para o mercado de trabalho. Começa a trabalhar em breve, mas enquanto a data não chega, é voluntária na organização do brechó social.

Confira mais detalhes na reportagem de Claudia Neis, exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá