Linha 4

Publicidade

Cascavel 70 anos: inventário cultural resgata e preserva a história do Distrito de Sede Alvorada

Redação Tarobá News

Completados 70 anos, é hora de construir o futuro. Mas ao mesmo tempo preservar o passado. Por isso, Cascavel já começa a projetar a celebração de 100 anos de emancipação política. E para que possamos comemorar o centenário resgatando e preservando a nossa história, a Secretaria de Cultura de Cascavel está realizando um inventário cultural.

O início do projeto acontece em Sede Alvorada, distrito da cidade. A missão nobre de produzir o registro coube à historiadora Gracieli Schubert. 

A família do professor Domingos chegou por aqui em 1958, na época da exploração da madeira. E neste solo, mesmo em meio à dificuldades foi construindo a história. Seo João chega à região no início dos anos 60. Ele também lembra das dificuldades enfrentadas e mostra com orgulho a casa construída naquela época e conservada até hoje com a estrutura original.

Entre os pioneiros que construíram a história de Sede Alvorada está Seo Revaldo Stein, que deixou o Rio Grande do Sul e aqui chegou em 1969, quando o cenário ainda era de mata fechada. Em pouco tempo o trabalho trouxe o progresso e aí começava a história dele com a cultura e o esporte.

Seo Revaldo também teve participação no processo de reconhecimento de Sede Alvorada como distrito, o que aconteceu em 1976. Anos depois foi nomeado como sub-prefeito.

Foi já no fim da década de 70 que Jacinta e o marido começaram a vida nessa região. E por alguns anos tocaram a usina hidrelétrica que abastecia famílias da região. Agora parte da área foi cedida à filha, que misturou o amor pela natureza com o empreendedorismo e transformou o espaço em uma experiência de turismo rural.

As histórias são muitas e se misturam de alguma forma. E é para garantir que essas narrativas cheguem às gerações futuras que o inventário histórico e cultural tem sido elaborado. A palavra que une todos eles é o amor, pela história, luta e progresso que os trouxe até aqui. E deixar Sede Alvorada não está nos planos.

Confira mais detalhes na reportagem de Claudia Neis, exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição.

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade

Nós usamos cookies teste site para lhe proporcionar a melhor experiência possível lembrando de preferências em visitas anteriores. Clicando em "Aceitar" você aceita o uso de cookies e nossos Termos de Uso.