Cidade

Cascavel adere à Semana Nacional chamando o cidadão para a responsabilidade na via pública

17 set 2021 às 18:09

A luta por um trânsito mais seguro é de todos e é diária! Partindo desse pressuposto, o Município de Cascavel aderiu à Semana Nacional de Trânsito 2021 (18 a 25 de setembro) chamando o cidadão para cumprir o dever de casa na via pública e convidando para uma ampla programação que será desenvolvida, diariamente, inspirada no tema nacional “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, proposto pelo Conselho Nacional de Trânsito.

A abertura oficial está marcada para segunda-feira (20), às 10 horas, em frente à Catedral, onde um espaço foi especialmente preparado para receber as atividades desse movimento que visa, em todo o Brasil, conscientizar os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, com o intuito, sempre, de preservar a vida.  

Durante o ato, o prefeito Leonaldo Paranhos e a presidente da Transitar, Simoni Soares, assinarão a resolução que cria a Escola Pública Municipal de Trânsito e lançarão os projetos “Multa Gentil” e “Aprendendo com Agente”, atendendo anseios antigos do governo municipal.

“São projetos que estamos pensando desde que concebemos a Transitar, com este novo modelo de gestão de trânsito, e que são necessários para que possamos dar mais um passo na promoção da melhoria da segurança viária, por meio da educação e da cidadania, que são eixos fundamentais neste trabalho de mudança de mentalidade. Junto com todo o trabalho que desenvolvemos diariamente para consolidar nossa cidade, hoje a quarta melhor do País em planejamento e urbanismo, a preservação da vida no trânsito é primordial para nos tornarmos, de fato, uma cidade mais humana”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.

Escola Pública Municipal de Trânsito

A Escola Pública Municipal de Trânsito (EPMT), que nasce por intermédio da Transitar, tem o objetivo de promover a Política Nacional de Trânsito, bem como a execução de ações e cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito. A resolução cria e estabelece os critérios e normas para a EPMT.

Projeto “Multa Gentil”

Outra novidade a ser lançada no ato, o Projeto “Multa Gentil” da Transitar visa estimular mudança de hábitos trânsito, que nada mais é do que uma multa ao contrário. Como assim?

A ideia é surpreender os bons condutores que forem flagrados pelo agente de trânsito praticando um ato gentil, com um elogio em casa. Ou seja, a placa do veículo será anotada, como numa infração, e o Setor de Educação e Cidadania da Transitar enviará uma correspondência informando que tipo de gentileza foi constatada. O ato será divulgado nas redes sociais oficiais.
Projeto “Aprendendo com Agente”

Com objetivo de aproximar os condutores em formação e o órgão municipal de trânsito, a Transitar lançará também o Aprendendo com Agente, que visa formar Agentes de Trânsito Educadores para ministrar aulas em CFCs, sem custos adicionais, agregando um conteúdo embasado em um novo conceito de trânsito.

Busca-se, com isso, ampliar o conceito e prática de um trânsito concebido como um espaço de convivência pacífica, de forma a combater a violência e incentivar comportamentos adequados e seguros na via pública.

Sobre a Semana de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é realizada em todo o Brasil desde 1997, após ser instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro. A realização ainda segue as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), o qual considera que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo.

Um objetivo, várias mãos

Durante toda a Semana Nacional de Trânsito, que na prática começa neste sábado (18), várias ações serão desenvolvidas em Cascavel. Entre os dias 20 e 24, quem passar pela Avenida Brasil terá acesso a informações e conhecimentos que são compartilhados pelos órgãos e instituições ligadas ao trabalho diretamente com o trânsito, com apoio de pelo menos 15 parceiros.

“O objetivo deste debate é chamar à atenção para uma mudança de atitudes diárias na via, que além de empatia e respeito ao outro, batem na tecla do respeito às leis de trânsito, cujo cumprimento é fundamental para que possamos ter mais vidas preservadas e menos vítimas com sequelas em sinistros graves e gravíssimos”, destaca a presidente da Transitar, Simoni Soares.

 “Parece óbvio repetir, mas é a base da segurança na via depende de uma somatória de fatores. Além da sinalização e da infraestrutura, devem todos fazer a nossa parte com atitudes responsáveis, como nunca dirigir após ingerir álcool ou qualquer tipo de entorpecente; respeitar a sinalização e, principalmente os pedestres; manter o limite de velocidade das vias, evitar o uso do celular e outros meios que tiram atenção, além de não pegar um veículo motorizado se não estiver habilitado, entre outras regras que podem evitar sinistros graves e até fatais”, reforça o coordenador do Cotrans/PVT, major Amarildo Ribeiro, do 4º Grupamento de Bombeiros.

Organização

A Semana Nacional de Trânsito é  organizada pelo Cotrans/PVT (Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidente de Trânsito no Município de Cascavel), do qual a Transitar faz parte, junto com o 4º Grupamento de Bombeiros; a Polícia Rodoviária Federal; a Polícia Rodoviária Estadual; Polícia Militar; Secretaria de Saúde; 7ª Ciretran; Sest/Senat; Ecocataratas, Escola Pública Educativa de Trânsito – DER; Centro A; Secretaria Municipal de Educação; CFC Capital e Centro Universitário FAG.

Confira o planejamento de toda a semana neste anexo: Planejamento SNT (2)  

Programação deste fim de semana

Sábado (18) - Das 9h às 13h, a PRF realizará amanhã (18) uma operação educativa volta a motociclistas.

Domingo (19) - Passeio ciclístico  

No domingo (19), das 8h30 às 11h, um passeio ciclístico já conta com mais de 300 inscritos por meio de ação parceiras da Ecocataratas e a Transitar. Com saída da Prefeitura, os ciclistas seguirão pela Avenida Brasil em direção leste, até o início da Avenida Rocha Pombo, de onde serão orientados a seguir o retorno utilizando a ciclovia.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá