Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Publicação do plano de manejo do Lago deve reverter suspensão de revitalização

04/08/22 às 08:54 - Escrito por Ellen Santos
siga o Tarobá News no Google News!

Na edição desta quinta-feira (4), do Diário Oficial do Município, foi publicada a versão aprovada do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Paulo Gorski. A Unidade de Conservação da Natureza de Proteção Integral instituída pelo Decreto n° 1737, de 21 de maio de 1984, foi enquadrada junto ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC Lei 9985/2000 pelo Decreto n° 14.191 em 30 de outubro de 2018.

 
O Plano de Manejo é um documento balizado com o Sistema Nacional de Unidade de Conservação, que foi instituído através da Lei nº 9985 de 2000, que define os critérios e as diretrizes para a elaboração do plano de manejo. O Parque Natural Paulo Gorski hospeda um dos maiores reservatórios de água no perímetro urbano, que todos conhecem: o Lago Municipal.

 
A região do Lago está na categoria de Parque Nacional. Porém, na nomenclatura, estabeleceu-se como Parque Natural Municipal, uniformizando as regras e os direcionamentos de proteção da fauna, flora e o entorno do Lago, inclusive a barragem do reservatório de água.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM MAIO

Prefeitura de Arapongas promove 9ª Feira do Microempreendedor Individual

Imagem de destaque
CENA IMPRESSIONANTE

Marquise de loja no Centro de Rolândia desaba de deixa carros danificados

Imagem de destaque
SOB PROTESTOS

Câmara aprova urgência para projeto que prevê sanções a invasores de terras

Imagem de destaque
EM CADEIRA DE RODAS

Mulher leva homem morto para sacar empréstimo em agência bancária do Rio

 
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi responsável pela elaboração e construção do documento, que contou com o apoio da comunidade, por meio do Conselho Comunitário, cursos técnicos de Meio Ambiente do IFPR, do CEEP e até mesmo as redes sociais da Prefeitura para coleta de dados em relação à consolidação do propósito e significância do Parque. O êxito da aprovação do Plano de Manejo do Parque Natural Paulo Gorski também se deve ao apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM).

 
“A identidade oficial do Parque Natural Municipal Paulo Gorski junto ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação é uma conquista incomensurável e realizado pelos nossos biólogos, engenheiros ambientais e florestais, técnicos da SEMA. A publicação do Plano de Manejo no Diário Oficial do Município valida a nosso cumprimento com a legislação pertinente ao tema”, enalteceu o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth.


O PLANO DE MANEJO


O documento contém 210 páginas que referenciam o histórico do Parque Natural Municipal Paulo Gorski, sua localização, aspectos climáticos, espécies da fauna e da flora. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente disponibilizou no site do Município, o link para o acesso ao Plano de Manejo, que também pode ser acessado aqui.

https://cascavel.atende.net/cidadao/pagina/parque-natural-municipal-paulo-gorski

© Copyright 2023 Grupo Tarobá