Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Casos de gripe aviária na América do Sul colocam governo municipal de Toledo em alerta

13/03/23 às 16:35 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Uma das pautas da reunião ordinária com os vereadores e vereadoras nesta segunda-feira (13) foi a Gripe Aviária. O Paraná está em estado de alerta contra a doença, pois países da América Latina começaram a ter registros do problema. Devido ao plantel de aves em Toledo - aproximadamente 16 milhões - e por decisão do prefeito Beto Lunitti, iniciou-se a discussão dentro do município, considerando o impacto potencial para a avicultura, a segurança alimentar e a saúde pública, além das perdas diretas e indiretas para a cadeia produtiva.


Em novembro de 2022, o Governo do Estado emitiu uma nota técnica alertando sobre com vistas a esclarecer sobre casos de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) registrados na América do Sul, apesar de o Brasil e, consequentemente, o Paraná serem livres da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), foram confirmados, até o final de novembro, 22 focos em aves silvestres e domésticas de subsistência na Colômbia, Venezuela, Equador e Peru. Nos dois últimos, houve registro da doença em aves de criação industrial.


Durante a reunião, o gerente regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Antonio Carlos Dezaneti, acompanhado do médico veterinário Marcio Eidi Ogassawara, expuseram a preocupação com o problema. Em fevereiro deste ano, a Agência suspendeu, por meio da Portaria nº 052, a presença de quaisquer espécies de ave em eventos agropecuários, feiras, exposições, agremiações e atividades afins no Estado do Paraná por 90 dias, como medida preventiva à gripe aviária. 

Leia mais:

Imagem de destaque
12 MIL ATENDIDOS

Alunos da rede municipal de educação em Apucarana recebem tênis e meias novas

Imagem de destaque
ATÉ 19 DE ABRIL

Apucarana cadastra agricultores para Programa de Aquisição de Alimentos

Imagem de destaque
POLÊMICA

Senatran afirma que novas faixas de pedestre em Apucarana são irregulares

Imagem de destaque
SEGUNDO JULGAMENTO

Caso Hannan: acusado de matar jovem em praça de Londrina é condenado a 13 anos


O Estado também tem atuado por meio do Grupo Especial de Atenção às Suspeitas de Enfermidades Emergenciais (Gease). “Estamos orientando a importância da manutenção das telas e portas dos aviários, para não deixar frestas, e não permitir a entrada de pessoas estranhas à produção. A notificação de suspeita pode ser realizada por qualquer cidadão, presencialmente ou por telefone em qualquer unidade local da Adapar, ou, diretamente, por meio da plataforma e-Sisbravet", afirmou Dezaneti.


Lunitti disse que o município não medirá esforços para combater o problema e buscar manter a atividade em Toledo segura. “Diante do que nos é apresentado, é preciso dar muita atenção a este tema. Nossa intenção é informar a vocês, vereadores e vereadoras, que teremos que nos dedicar à adoção de protocolos sanitários, que trarão ônus para o município, mas diante da situação são extremamente necessários. Talvez o buraco na estrada tenha que aguardar mais um pouco, pois se não tivermos um plano de ação bem constituído, não teremos produção para trafegar por ela”, alertou. 


Maior atenção - A preocupação, em especial, ocorre em relação às aves silvestres e criadas para subsistência. “O produtor comercial já conhece todas as orientações, porém é preciso que os demais observem as condições das aves criadas soltas no quintal, para consumo próprio, e também o comportamento de aves soltas na natureza”, explica. “Qualquer comportamento anormal, como morte em excesso de grupos de aves deve ser notificado. A Adapar tem 12h para fazer a averiguação e, caso seja preciso, coletar material e encaminhar para a análise”, comentou o diretor de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, João Luiz Nogueira.


Outro ponto a ser observado é o fluxo de pessoas e mercadorias ao redor do mundo, o que amplia o risco de disseminação de doenças. Conforme o diretor da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec), Renato Tratch, “a maior preocupação é, caso tenhamos casos, a adoção dos protocolos em sua integridade, de forma a diminuir o impacto em toda a nossa cadeia produtiva”, concluiu. 


Doença - A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, muitas vezes resultando em graves consequências para a saúde animal, para a economia e para o meio ambiente. A influenza aviária de alta patogenicidade é considerada exótica no Brasil, ou seja, nunca foi detectada no território nacional. Essa doença complexa é causada por vírus divididos em múltiplos subtipos (H5N1, H5N3, H5N8, etc.), cujas características genéticas evoluem com grande rapidez. A influenza aviária de alta patogenicidade é caracterizada principalmente pela mortalidade elevada de aves, que pode ser acompanhada por sinais clínicos, tais como andar cambaleante, torcicolo, dificuldade respiratória e diarreia.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá