Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Centros da Pessoa Idosa recebem curso gratuito de inclusão digital

04/10/22 às 07:14 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) de Londrina oferecem diversas atividades gratuitas nessa semana. Desta terça (4) até quinta-feira (6), os CCIs das regiões Norte e Oeste receberão o curso Idoso Conectado, que vai ensinar noções básicas de internet e uso de redes sociais em notebooks para pessoas acima dos 60 anos. As inscrições foram encerradas, mas as unidades abriram lista de espera.


Esse curso faz parte do Programa de Inclusão Social da Pessoa Idosa, oferecido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), do Governo do Estado, e tem carga horária total de 12 horas. É a primeira vez que a capacitação é oferecida em Londrina, já que as atividades realizadas antes da pandemia focavam no uso de aparelhos celulares.


Nesta edição, o curso atenderá 100 idosos, distribuídos entre os CCIs Norte, localizado na Rua Luís Brugin, 570, no Conjunto Habitacional Maria Cecília, e no CCI Oeste, que fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes. E os idosos cadastrados no CCI Leste que estão inscritos serão transportados até o CCI Oeste, onde terão aulas junto aos alunos da unidade. 

Leia mais:

Imagem de destaque
COMBATE AO CRIME

Operação Vida Nos Bairros integra forças de segurança em regiões de Londrina

Imagem de destaque
MUTIRÃO

Prefeitura de Londrina inicia vacinação contra a gripe para novos grupos prioritários

Imagem de destaque
HOSPITAL ZONA SUL

Mutirão de Cirurgia Infantil tem atividades lúdicas para atender crianças

Imagem de destaque
ATERRO DO LAGO IGAPÓ

Primeira das duas encenações da Paixão de Cristo acontece neste domingo


As aulas serão no período matutino, das 8h às 12h, ou vespertino, das 13h às 17h, conforme os participantes tiverem escolhido na inscrição.


Os alunos desta edição foram chamados a partir de uma lista de espera dos CCIs, e quem tiver interesse de participar da próxima edição do curso Idoso Conectado, que será em novembro, pode telefonar ou comparecer nos CCIs presencialmente, para se cadastrar na lista de espera. O contato deve ser feito pelos números: (43) 3375-0307 (CCI Leste);  (43) 3375-0334, ou Whatsapp (43) 3375-0307 (CCI Oeste); e (43) 3373-0091 (CCI Norte).


As aulas serão ministradas por duas equipes da Celepar, cada uma com um instrutor, um profissional de apoio e dois monitores, além de profissionais dos CCIs. Alessi destacou as facilidades que o curso proporciona. “Os participantes vão aprender de maneira simples, leve e divertida, a usar a tecnologia para melhorar também sua qualidade de vida, o que é um de nossos propósitos para os cidadãos”, ressaltou.


Ainda segundo a técnica de informática, o programa já atende mais de 12 mil pessoas idosas atualmente, e conta com parcerias públicas, como da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Secretarias Municipais de ação social das cidades em que atua, assim como iniciativas privadas, associações, igrejas e instituições de ensino, o que possibilita a realização do curso em todo o Paraná de maneira gratuita.


Agenda


Os CCIs Leste e Oeste também oferecem outras atividades na próxima semana. 


O CCI da região Oeste oferece a oficina contínua da Fábrica de Sabão e seus Derivados. Na terça-feira (4) às 9h, a aula será focada em amaciante caseiro. A oficina é oferecida em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e é ministrada pelo professor Fábio Cezar Ferreira, que leciona na Universidade. A oficinas ainda tem 25 vagas abertas, e pessoas acima dos 60 anos podem se inscrever pelo telefone (43) 3375-0334, ou pelo Whatsapp (43) 3375-0307.


De acordo com o professor Fábio Cezar Ferreira, a oficina faz parte de um projeto de extensão da UTFPR. “Já tínhamos oferecido antes da pandemia, e há cerca de um mês retornamos com as aulas presenciais. Desde então, já tivemos oficinas em que fizemos detergente caseiro para limpeza pesada, tira-manchas, álcool em gel e sabonete líquido e, semana que vem, será amaciante, todos produtos que os participantes podem fazer em casa se desejarem”, contou.


O professor explicou que os produtos são econômicos. “Eles podem fazer para a família, e o custo-benefício é muito alto. Além disso, é algo que promove uma interação, e eles gostam muito”, afirmou. 


Ainda no mês de outubro, está prevista a vinda de seis estudantes da UTFPR dos cursos de Engenharia Química e Licenciatura em Química, que irão acompanhar o professor e contribuir para o ensino dos idosos.

Ferreira acrescentou ainda que o projeto é muito importante para a Universidade, pois proporciona aos alunos ir além do ambiente acadêmico. “Também nos ajuda a mostrar à população que somos uma universidade pública, o que muitas pessoas não sabem, e os idosos muitas vezes contam aos netos sobre a UTFPR e os incentivam a estudar lá, o que ajuda também a divulgar ainda mais”, apontou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá