Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Centros de Convivência das regiões Norte e Oeste realizam oficinas para idosos

13/09/22 às 15:53 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Idoso (SMI) convida a população acima de 60 anos para participar de diversas atividades, que estão sendo realizadas em todos os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs). A ideia é abrir espaços de lazer e socialização para as pessoas idosas de Londrina.


Nesta quarta-feira (14), às 9h, o CCI Oeste vai realizar a terceira oficina de sabão e seus derivados. Nesta aula prática, os participantes aprenderão a fazer um tira-manchas, similar ao vendido nos supermercados com uma embalagem cor de rosa. A receita e a técnica serão ensinadas pelo pós-doutor em Físico-Química pela USP e professor da a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fábio Cezar Ferreira, na própria sede do CCI Oeste, que fica na rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. Há 50 vagas disponíveis para os interessados.


Para participar os idosos podem se inscrever por telefone no (43) 3375-0334 ou pessoalmente na sede do CCI Oeste. Tanto a inscrição quanto a oficina são gratuitas. O próprio professor leva os ingredientes necessários para o preparo do produto, que pode ser usado para economizar em casa, assim como para gerar uma renda para as pessoas acima de 60 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
DUROU POUCO

Pessoas em situação de rua retornam para escombros de 'mansão do tráfico'

Imagem de destaque
NA MESMA RUA

Após demolição de 'mansão do tráfico' moradores de rua vão para outro endereço

Imagem de destaque
FERIADÃO

Órgãos públicos estaduais suspendem atendimento a partir desta quinta-feira

Imagem de destaque
FALTANDO PARTES

Bebê é encontrado morto em saco de lixo revirado por cachorros em Sertanópolis


Segundo a assistente social da SMI, Rosely Sonoda Gomes, na primeira oficina realizada pelo professor da UTFPR, mais de 30 idosos participaram e aprenderam a fazer detergente caseiro com limão. “Amanhã, eles aprenderão a fazer o tira-manchas e, na próxima semana, o professor vai ensinar a fazer álcool em gel. O legal é que os idosos gostam, participam e logo que chegam em casa colocam em prática o que aprenderam. Isso é muito importante e é o que gostaríamos de divulgar na mídia, porque é um momento de socialização dos idosos, em que eles fazem novas amizades, conhecem pessoais diferentes e saem de casa”, disse ela.


Passeio ao Viveiro – Além da oficina de tira-manchas, as pessoas acima de 60 anos poderão participar de um passeio pelo Parque Ecológico João Milanez, conhecido como Viveiro Municipal de Londrina. Essa atividade está prevista para ser realizada na quarta-feira (14), no período da tarde, das 13h30 às 16h30, se não chover. Caso chova, a ação será remarcada para a próxima semana. O ponto de encontro para a saída do ônibus que levará os idosos será em frente ao CCI Oeste. Ao todo, há 45 vagas. Caso o número de inscritos ultrapasse o limite do ônibus, será aberta uma lista de espera para a próxima turma da atividade.


A atividade faz parte do projeto Eco-Cidadania, que é uma parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), por meio do professor e biólogo Jorge Akira Oyama, e da geógrafa Mariza Pissinati, ambos profissionais da Sema, com os alunos da UTFPR. Durante o passeio haverá um momento de lanche compartilhado.


Neste projeto, as pessoas idosas aprendem mais sobre as plantas, o plantio e o cultivo corretos, sobre resíduos sólidos e o descarte correto, assim como a fazer uma composteira em casa. Agora, eles vão até o Viveiro para conhecer o local. “Uma das idosas que participa das atividades no nosso CCI trouxe uma muda de Moringa. Ela foi plantada, cresceu, virou uma árvore e hoje as sementes dela são dadas a outros idosos que frequentam o CCI. Nós sempre procuramos valorizar as ideias e a contribuição de cada um. A ideia é disseminar informações para eles de coisas que eles gostam, como as plantas”, contou Rosely Sonoda Gomes.


CCI Norte – Para aqueles que moram nas proximidades do CCI da Região Norte, a dica é participar da oficina de Bombas e Carolinas, doces comuns em panificadoras e padarias. O curso irá ocorrer na quinta-feira (15), às 14h, na cozinha do CCI Norte, que fica na rua Luís Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind, no Conjunto Habitacional Maria Cecilia. Ao todo, estão abertas 15 vagas, sendo esta a quantidade de pessoas comportada na cozinha.


A atividade será ministrada pelo professor da UTFPR, Paulo Tarso, e os estudantes da universidade. Eles ensinarão as receitas aos idosos, que poderão ver na prática as diferentes etapas do preparo da massa desses doces famosos. Os interessados em participar podem se inscrever por telefone (43) 3373-0091 ou pessoalmente no CCI Norte. Esse curso teve início em 2019, quando o professor ensinou os alunos a fazer cookies e uma rosca natalina. Mas, devido à pandemia a oficina foi suspensa, e retoma as atividades agora.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá