Cidade

"Chikungunya é a nossa maior preocupação no momento", comenta especialista

22 fev 2023 às 10:00

Com o aumento das chuvas, a época de início de ano é marcada pelo grande número de mosquitos, incluindo o Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, a chikungunya, a zika e a febre amarela urbana. 


O médico epidemiologista Flávio Henrique Sant'anna, de Londrina, conta que historicamente, os mosquitos começam a aparecer após o período de chuvas, com o clima mais abafado. Dentro das doenças transmitidas, a chikungunya tem ocupado um espaço importante nas preocupações, pois tem alcançado um grande número de pessoas no Paraguai, desde o início do ano foram mais de 5.600 casos confirmados no país vizinho. 


"Hoje, a nossa maior preocupação, por conta do que aconteceu no paraguai, é a chikungunya, que além de todos os sintomas, apresenta uma dor articular muito intensa que pode permanecer depois da infecção.", explica o especialista.


A doença tem sintomas parecidos com os da dengue, mas mais agravados. Dentre eles, inclui-se Febre, dores intensas nas articulações, dor nas costas, dores pelo corpo, erupção avermelhada na pele e dor de cabeça.


Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, é importante eliminar água parada. Em Londrina, para denunciar pontos de dengue, basta ligar para o 0800400-1893.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá