Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

CMTU promove passeio ciclístico com visita a templos religiosos neste sábado

28/01/23 às 09:43 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove neste sábado (28), a partir das 15h, a primeira edição em 2023 do Passeio Ciclístico Cidade de Londrina. A concentração para a largada terá início uma hora antes, às 14h, na praça do Centro Cívico, na Avenida Duque de Caxias, e não é necessário fazer inscrição para participar do evento.


Com percurso de 15 km, a pedalada passará por diversas vias nas regiões sul, leste e central da cidade. Entre as avenidas a serem percorridas estão a Portugal, Américas, Robert Koch, São João, Santos Dumont, Celso Garcia Cid e Bandeirantes. O trajeto inclui ainda uma estrada de terra localizada nas proximidades do Hospital Universitário (HU).


Não estão previstas interdições de vias durante o passeio. Ao longo do itinerário, à medida que os ciclistas avançarem, cruzamentos serão momentaneamente fechados para evitar a passagem de veículos e, assim, garantir a segurança dos participantes. O grupo estará acompanhado, na dianteira e retaguarda, por servidores da CMTU posicionados com viaturas.

Leia mais:

Imagem de destaque
"GERAÇÃO DO ESQUECIMENTO?"

Livro de Vinícius Gomes mostra os desafios de compreender adolescentes de hoje

Imagem de destaque
ESTOQUES BAIXOS

Municípios da região registram falta de doses da vacina contra a dengue

Imagem de destaque
VEJA VÍDEO

Homem é condenado por maus-tratos após dançar sobre cavalo em Campo Mourão

Imagem de destaque
PRÓXIMA SEGUNDA

CMTU credencia ambulantes para a venda em cemitérios no Dia das Mães


A novidade para o primeiro pedal do ano é o circuito que contempla a Catedral Metropolitana de Londrina. Segundo o idealizador do evento, o ciclista e gerente de comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, a ideia é fazer com que as pessoas conheçam melhor os pontos turísticos da cidade.


Ele pontuou que, independentemente de religião, o templo – alicerçado em pedra e cimento e estruturado no aço, no ferro e no alumínio – possui estrutura moderna, vitrais e esculturas de valor histórico e cultural inestimável para a cidade. “Para além da questão da fé, trata-se de uma construção imponente e bonita, que precisa ser explorada e valorizada pelo londrinense”, destacou.


Ribeiro contou que, além da Catedral, outros dois importantes locais de culto serão visitados durante o passeio. São eles o Templo Budista Hompoji, situado na Rua Albânica, no Jardim Igapó, e a Mesquita Rei Faiçal, localizada na Vila Siam. “É a oportunidade certa para praticar atividade física e, de quebra, fazer um tour por essas edificações tão icônicas”, afirmou.


Recomendações – Para evitar ferimentos em eventuais quedas, a CMTU orienta que os participantes utilizem luvas e capacete. Óculos e protetor solar também são indicados. Haverá fornecimento de água, mas é recomendado que os ciclistas também levem suas próprias garrafas para hidratação. Caso chova no momento da largada, o evento será adiado.


O Passeio Ciclístico Cidade de Londrina nasceu, em 2022, com o propósito de reunir os amantes da bicicleta em ações de lazer, atividade física, solidariedade e companheirismo. Tudo isso com o desafio de lançar novos olhares e produzir diferentes leituras sobre o espaço urbano do município. Em cada uma das quatro edições realizadas no ano passado, cerca de 150 pessoas compareceram para se exercitar e fazer amigos.


Além de demonstrar a viabilidade da bike como meio de transporte legítimo e seguro, o evento busca ainda um despertar de consciência entre os motoristas. “É preciso que eles entendam que o espaço do ciclista tem de ser respeitado. Nós somos presença constante nas cidades e precisamos de atenção. Reivindicamos a necessidade de harmonia entre todos os elementos que compõem o trânsito, sobretudo condutores e motociclistas”, ressaltou Ribeiro.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá