Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com apoio da UEL, Filo 2023 abre bilheteria nesta terça-feira

30/05/23 às 10:49 - Escrito por Agência UEL
siga o Tarobá News no Google News!

Com uma programação sempre marcada pela diversidade, o Festival Internacional de Londrina (Filo) inicia nesta terça-feira (30), a partir das 18h, a venda de ingressos para a edição deste ano, que acontece de 17 de junho a 2 de julho. Serão 40 apresentações, durante 16 dias de diversão para todas as idades e também de reflexão e debate sobre temas atuais. A programação de espetáculos pode ser conferida no site do evento (ou no fim desta matéria). O Cine Teatro Ouro Verde é um dos principais locais de apresentação das peças, como ocorre anualmente.


O Filo 2023 tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, via Secretaria Municipal de Cultura e Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O Festival vai abrir bilheteria on-line pela plataforma Sympla, para venda de ingressos dos espetáculos programados para o Cine Teatro Ouro Verde, Espaço Villa Rica e a Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL. Além disso, 11 apresentações gratuitas serão feitas pelas ruas e em espaços públicos. A abertura do Filo, no dia 17 de junho, terá como convidado o grupo pernambucano Magiluth, de Recife, com oespetáculo “Estudo Nº 1: Morte e Vida”. Como sempre, no tradicional palco do OuroVerde.  


O Filo 2023 terá espetáculos do México, Holanda, República Democrática do Congo, uma coprodução Brasil-Canadá e também grupos e artistas de diversas cidades brasileiras. Pela primeira vez no Filo, estão os mexicanos do coletivo Lagartijas Tiradas al Sol e a atriz, performer e ativista Violeta Luna. Também se apresentam este ano o artista congolês Shambuyi Wetu, que hoje vive em São Paulo; e a artista brasileira Mavi Veloso, residente na Holanda.

Leia mais:

Imagem de destaque
VIAJANTES

Casal larga tudo para viajar pelo país de carro

Imagem de destaque
GUARDA MUNICIPAL

Secretaria de Defesa Social afirma que está comprando 25 novas viaturas

Imagem de destaque
MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS

Novos investimentos devem atrair ainda mais turistas

Imagem de destaque
MUDANÇAS

Mudanças climáticas refletem nos preços de frutas e hortaliças


Entre os espetáculos nacionais convidados, “Karaíba” (RJ), formado por um grupo majoritariamente indígena; “Sobrevivente”, da atriz Nena Inoue (PR); “Desfazenda – Me enterrem fora desse lugar”, do grupo O Bonde (SP); “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá (PR); Clowns de Shakespeare (RN), com “Abrazo” e a montagem de rua “Ubu: o que é bom tem que continuar”; e “Neva”, novo trabalho da Armazém Companhia de Teatro (RJ).


A performer Lucimélia Romão (BA) traz para as ruas de Londrina o manifesto “Mil Litros de Preto – A Maré Está Cheia”, e a pesquisadora, performer e ativista feminina Nina Caetano (MG) apresenta “Espaço do Silêncio”, sobre mulheres vítimas do feminicídio.


A delicadeza dos bonecos estará presente em “Habite-me”, coprodução da brasileira Cia 4 Produções (RS) e da canadense Territoire 80; e “Eu Existo”, do Grupo Anamá, de Maringá. De Campinas (SP), Esio Magalhães apresentará “WWW Para Freedom” e o tradicional Seres de Luz Teatro, da palhaça Lily Curcio, mostrará “Jasmin e a Última Flor”. Londrina terá a participação de cinco trabalhos produzidos na cidade: “Ao
Ponto”, da palhaça Aneliza Paiva, diversão para toda a família; “Preta do Leite – Contando e Cantando Histórias da Mitologia da Cultura Iorubá”, trabalho concebido pela atriz, cantora e diretora Edna Aguiar; “Pret(A), resquícios de uma mulher só – histórias contadas pela atriz Thainara Pereira; a leitura dramática “Carne Viva”, do grupo Agon Teatro e convidados, e a performance “Como Dançar Junto”, que a Cia Nua também leva para as ruas. 


O Festival vai realizar ainda oficinas e bate-papos com os grupos e artistas participantes, em uma programação formativa totalmente gratuita. As inscrições serão divulgadas em breve. 


Curadoria


Além das montagens selecionadas no banco permanente de propostas do Filo (que fica disponível durante o ano no site do festival), a comissão organizadora teve produções indicadas por profissionais convidados para a curadoria deste ano: Amanda Marcondes, Carin Louro e Eddie Mansan. O encontro com esses curadores, na avaliação dos organizadores, trouxe diversas e importantes reflexões, e imprimiu olhares diversos, formando uma programação atual e vigorosa que reforça um dos pilares conceituais do festival, que é o de discutir temas atuais e necessários para a sociedade.


Para o núcleo curador, a programação é um convite ao público “a caminhar por uma viagem sensorial, afetiva, política e estética entre os deslocamentos e narrativas que se enunciam no centro do palco, nas ruas e pontos de encontro de Londrina, para celebrar nossos modos de luta e resistência latino-americanas”.


O Filo 2023 é realizado pela Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (Aspa).


Este é o segundo ano da parceria entre o Festival e a Aspa, associação que atua em
projetos junto a artistas e grupos da cidade e representa a Vila Triolé Cultural.


Ingressos


Os ingressos para os espetáculos do Filo 2023 estarão à venda a partir desta terça-feira (30/5), às 18h, pela plataforma online Sympla, ao custo de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada). O Filo concede os benefícios de meia-entrada estabelecidos por lei.


Programação


Ensaio Nº 1: Morte e Vida – Grupo Magiluth (Recife/PE) – 17 e 18 de junho;


Itan e Tal – Grupo Baquetá (Curitiba/PR) – 18 de junho;


Carne Viva – Agon Teatro (Londrina/PR) – 19 de junho;


Como Dançar Junto – Cia Nua (Londrina/PR) – 19 e 20 de junho (gratuito);


Neva – Armazém Companhia de Teatro (Rio de Janeiro/RJ) – 20 e 21 de junho;


WWW Para Freedom – Esio Magalhães (Campinas/SP) – 20 e 21 de junho;


Espaço do Silêncio – Nina Caetano (Ouro Preto/MG) – 21 e 23 de junho (gratuito);


Apuntes sobre La Frontera – Violeta Luna (México) – 22 e 23 de junho;


Habite-me – Cia 4 Produções e Territorie 80 (Brasil-Canadá) – 22 e 23 de junho;


Desfazenda – Me enterrem fora desse lugar – O Bonde (São Paulo/SP) – 23 e 24 de junho;


Preta do Leite – “Contando e Cantando Histórias da Mitologia da Cultura Iorubá” – Edna Aguiar 

(Londrina/PR) – 24 de junho (gratuito);


Ao Ponto – Aneliza Paiva (Londrina/PR) – 25 de junho;


Pret(a)- Resquícios de uma mulher só – Thainara Pereira (Londrina/PR) – 25 de junho;


Eu Existo – Grupo Anamá (Maringá/PR) – 26 de junho;


Traveca Delights – Mavi Veloso (Holanda) – 26 e 27 de junho;


Bagagem – Shambuyi Wetu (República Democrática do Congo) – 27 e 28 de junho (gratuito);


Karaíba – Um Musical Originário – Grupo Karaíba (Rio de Janeiro/RJ) – 28 e 29 de
junho;


Tijuana – Lagartijas tiradas al sol (México) – 28 e 29 de junho;


Mil Litros de Preto – A Maré Está Cheia – Lucimélia Romão (São Félix/BA) – 30 de
junho e 1 de julho (gratuito);


Ubu: o que é bom tem que continuar! – Clowns de Shakespeare (Natal/RN) – 30 de junho (gratuito);


Sobrevivente – Nena Inoue (Curitiba/PR) – 30 de junho;


Jasmin e a Última Flor – Seres de Luz Teatro (Campinas/SP) – 1 e 2 de julho;


Abrazo – Clowns de Shakespeare (Natal/RN) – 1 e 2 de julho

© Copyright 2023 Grupo Tarobá