Cidade

Com presença de Lula, Enio Verri assume a direção-geral brasileira da Itaipu Binacional

16 mar 2023 às 12:03

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), a cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri.


Verri foi indicado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo. Lula inclusive esteve presente na cerimônia de posse de Enio Verri, junto da primeira dama Janja e também do Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez e sua esposa. Em seu discurso, Verri destacou a importância da Itaipu para o Brasil e para o Paraguai.


"É um privilégio e uma enorme responsabilidade, dirigir uma empresa brasileira de tantas histórias. Estou muito orgulhoso de começar agora minha parte nessa história. A Itaipu não é uma mera geradora de energia, ela é muito mais, e antes de tudo é uma companhia de integração e colaboração", destacou Enio Verri.


Quem também esteve presente na cerimônia foi o Governador em exercício do Estado do Paraná, Darci Piana. Ele destacou em seu discurso os benefícios que a Itaipu tem trazido para o Paraná e desejou sorte para Enio Verri no comando da Itaipu Binacional.


O Ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, destacou que a energia limpa e renovável sempre será prioridade no Brasil. 


"Estamos começando a reconstruir o Brasil. Com muita união e trabalho duro, os resultados começam a aparecer e os pobres voltam a ter voz no país. Contem todos conosco, uniremos força para tornar realidade o sonho de todos os brasileiros que depositaram esperança no Brasil", afirmou Silveira.


Lula, em seu discurso brincou com a escolha de Enio para a direção da Itaipu, já que Verri é um homem de altura privilegiada.


"Quando comecei a como escolher o presidente de Itaipu, primeiro pensei em um grande homem, e quando olhei não tinha ninguém maior que ele no PT a ser indicado", comentou Lula.


Depois, o Presidente destacou o currículo de Enio Verri e destacou a atuação do agora diretor-geral da Itaipu, como deputado e como representante popular do Brasil.


"Uma coisa extremamente importante é ter em conta a relevância política de Itaipu. Hoje, nós não conseguiríamos construir Itaipu como foi feito lá em 1970. Naquele tempo não existia a compreensão climática que se existe hoje. Não existia a visão de conservar nosso planeta como existe hoje. Mas atualmente, temos que tirar proveito daquilo que foi construído pelo Paraguai e pelo Brasil. E isso representou uma união entre os dois países", destacou Lula. 


Logo após, Lula destacou a necessidade do fortalecimento do Mercosul e também a necessidade do novo tratado de Itaipu, onde ambos os países devem ser contemplados com as coisas conforme as necessidades de cada estado.


"Tenho certeza que o novo tratado, vai levar muito em conta a necessidade dos dois países e tenho certeza que o Brasil vai respeitar todos os direitos que o Paraguai tem com a Itaipu. Faremos um novo tratado que será muito benéfico para o desenvolvimento do Paraguai e do Brasil, e que será muito importante para a boa relação entre os países", explicou o Presidente.


"Ao Enio eu desejo toda a sorte a frente da Itaipu. A inclusive Itaipu é uma coisa muito curiosa. Ali você não está produzindo só energia, mas também muitos dólares", ressaltou o presidente.


Lula também lamentou o abandono da obra da Unila, e afirmou o compromisso de retomar a obra e reconstruir a Universidade que fica dentro da Itaipu.


"Vamos voltar a construir a Unila, para todos os estudantes, brasileiros, paraguaios, argentinos, uruguaios, colombianos, equatorianos, ou seja, todos os sulamericanos", ressaltou o Presidente.


Confira mais detalhes na reportagem exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição:


Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá