Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Comércio de rua atende em horário ampliado a partir desta segunda-feira

03/12/22 às 14:42 - Escrito por Redação Tarobá News

O comércio de rua de Londrina começa a funcionar até as 22h a partir desta segunda-feira (5) em função das vendas de final de ano. Entre os dias 5 e 23 de dezembro, o comércio de rua vai funcionar de segunda a sexta, das 8 às 22 horas. Nos dias 10 e 17 (sábados), a abertura vai das 9 às 20 horas. No dia 24, o comércio funciona das 9 às 17 horas. 


Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), em relação aos domingos, dia de bastante fluxo no comércio, haverá uma negociação para abertura apenas no dia 11.


“Ainda estamos em negociação, acreditamos que teremos alguma solução até quarta-feira para os patrões e empregados se organizares. Por enquanto, não há definição nenhuma. O ideal seria abrir dia 18, mas como é final da Copa, a gente sabe que não vai ter fluxo de pessoas”, disse o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava.


Copa do Mundo

Em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo, o comércio de rua de Londrina vai liberar seus funcionários 1 hora antes do início da partida, com retorno previsto para 1 hora após o término. 


“Agora, com esse jogo [da segunda-feira às 16h], vamos ter duas regras para ser usada. A primeira é aquela que já vinhamos usando, que é antecipar em até uma hora a saída do trabalhador e que ele volte até uma hora depois do término dos jogos. Porém, se aquele comerciante que não aderir até as 22h, já pode dispensar o trabalhador como tem feito nos últimos jogos e isso vai para o banco de horas”, explicou Gava.


O presidente do Sincoval explica, ainda, que o no comércio que funcionará até as 22h, o trabalhador vai sair uma hora antes do jogo e voltar às 19h30. “Criamos essa regra que após às 18h, tenha uma hora de janta para o trabalhador, então nós negociamos para que essa uma hora se tornasse meia hora. Essa meia hora que vai ficar de credito já vai abatendo nesse banco de horas”, disse.


De acordo com o Sincoval, o empregador tem a prerrogativa de não dispensar o funcionário e manter a loja aberta. “Mas se o trabalhador se ausentar, ou mesmo que ele fique no trabalho sem exercer a atividade, ele já está no banco de horas. Então parou de trabalhar, começa a contar o banco de horas”, explicou Gava.

Os shoppings decidiram pelo fechamento facultativo das lojas no horário dos jogos da Seleção Brasileira. Cada lojista pode optar pelo fechamento 30 minutos antes do jogo e retornar até 30 minutos após o término da partida. 

 

Casinha

Instalada junto à árvore iluminada na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Calçadão, a Casinha vai receber os duendes, a partir do dia 5, para divertir as crianças com muitas atividades, preparando o ambiente para a chegada do Papai Noel no dia 7.


A Casinha do Papai Noel será aberta para visitação pública, de forma gratuita, do dia 5 ao dia 24 de dezembro. Nesses dias, o local vai funcionar de segunda a sexta, das 16h às 22h. Nos dias 10 e 17 (sábados), o funcionamento vai das 12h às 18h. No dia 24 (sábado), a Casinha vai abrir das 9h às 15h. Os horários estão sujeitos a alterações por conta dos jogos do Brasil na Copa do Mundo.


Chegada do Papai Noel

O Papai Noel vai chegar à Casinha do Calçadão, no dia 7, com uma carreata que vai reunir motoclubes da cidade – são esperadas mais de 100 motos decoradas com motivos natalinos, incluindo motocicletas antigas e customizadas -, um ônibus no estilo londrino, um trenzinho e a Catita (Viação Garcia), além dos carros de comerciantes e apoiadores. 


Uma jardineira panorâmica conversível vai transportar o Papai Noel, a Mamãe Noel e seus duendes pelas ruas de diferentes regiões da cidade, animados por um mini trio-elétrico, com som mecânico.


A carreata vai sair às 18 horas da Igreja Batista Monte Sião (R. Miguel Pérez, 6, Cj. Aquiles Stenghel Guimarães) e percorrer trechos da Av. Saul Elkind,  Av. Francisco Gabriel Arruda, Av. Winston Churchill , Av. Rio Branco, Av. Pandiá Calógeras, R. Gustavo Barroso, Av. Maringá, Av. Ayrton Senna da Silva, Av. Me. Leônia Milito, Av. Higienópolis, R. Piauí, R. Prof. João Cândido, Av. Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, Av. Duque de Caxias, R. Sergipe, Av. São Paulo, Travessa Padre Eugênio Herter e Av. Rio de Janeiro.


Ao chegar na Casinha, o Papai Noel vai distribuir balas e fazer fotos com as crianças até às 22 horas do dia 7. 



© Copyright 2022 Grupo Tarobá