Cidade

Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da UEL recomenda uso de máscaras

18 nov 2022 às 17:07

O Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Estadual de Londrina (UEL), emitiu nota técnica recomendando o uso de máscaras em ambientes fechados. A ação visa promover a execução segura de atividades presenciais nos espaços da Instituição, considerando que a variante Ômicron da Covid-19 tem se diversificado, gerando novas subvariantes, com elevação do número de casos da doença em diferentes partes do mundo. 


O atual cenário da pandemia de coronavírus no Brasil apresenta aumento no número de casos na maioria do Estados da federação, inclusive no Paraná; existem indícios de subnotificações de casos durante a pandemia da Covid-19 e que a procura por testagem no cenário atual continua baixa. 


A aplicação das doses de reforço da vacina contra a Covid-19 em Londrina, especialmente a 4ª dose, continua baixa em determinados grupos populacionais. 


Diante destas informações há evidências de que o uso adequado de máscara de proteção facial auxilia na redução da incidência de Covid-19 sem diminuição no efeito de proteção nas novas variantes e subvariantes identificadas. 


No atual contexto há necessidade de reforçar as medidas de proteção e prevenção para a redução do contágio pelo Coronavírus. 


O Comitê indica, que todos os membros da comunidade universitária que apresentarem sintomas de síndrome gripal procurem imediatamente algum serviço de saúde para melhor avaliação do seu quadro e realizem os procedimentos administrativos institucionais regulamentares para justificar eventuais afastamentos; e que, ainda que o teste para Covid-19 apresente resultado negativo, todos os indivíduos com sintomas de síndrome gripal e/ou aqueles que tenham convivido com pessoas com Covid-19 façam uso de máscara de proteção facial, com total cobertura do nariz, boca e queixo, em todos os ambientes da Universidade.


A recomendação é que utilizem máscara de proteção facial com total cobertura do nariz, boca e queixo em ambientes fechados da Universidade (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades); que façam a higienização frequente das mãos com água e sabão e/ou utilização de álcool 70%; que sejam evitadas aglomerações nos ambientes da Universidade; que a permanência no Restaurante Universitário e nas cantinas seja a mais breve possível; adesão à campanha de vacinação contra a Covid-19, gratuita no âmbito do SUS, incluindo as doses de reforço, tendo em vista que a Prefeitura de Londrina anunciou a liberação da 4ª dose da vacina (2ª dose de reforço) para a população em geral a partir de 18 anos.


Em caso de necessidade de autoavaliação de saúde (com foco no Coronavírus) e/ou direcionamento de acesso aos serviços especializados, seja utilizado o Aplicativo Saúde Online PR que poderá ser baixado para celular ou tablet. Acesse aqui. 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá