Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti tem nova coordenação

11/04/23 às 17:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes Aegypti, criado pelo Decreto 13.363 em março de 2017, tem um importante papel na prevenção e combate à dengue, febre chikungunya, zika virus e, também, à febre amarela. O comitê escolheu, nesta terça-feira (11), a nova coordenação.

 

Com caráter consultivo, de assessoramento e de participação na formulação e realização de ações educativas, preventivas e de mobilização da sociedade, o comitê é formado por representantes de órgãos e entidades governamentais e não governamentais do município.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM LONDRINA

‘Festival de Música no Busão’ leva diversão para o transporte público

Imagem de destaque
ENCAMINHADO AO HOSPITAL

Idoso passa mal, invade praça e bate o carro em mureta na Rua Quintino Bocaiúva

Imagem de destaque
EM IBIPORÃ

PCPR conclui inquérito de atropelamento de uma idosa de 63 anos na BR-369

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis neste sábado

 

De acordo com o regimento interno do Comitê, sua estrutura é formada por plenária, coordenação, vice-coordenação e comissões temáticas provisórias. A nova coordenação para o biênio 2023/2024 ficou formada por Ailton Lima como coordenador, Nilson Machado, vice-coordenador e Ana Iurkievic como Secretaria. Até hoje, a coordenação estava a cargo de Eduardo Alievi.

 

O risco de Cascavel ter uma epidemia de dengue no futuro e repetir o cenário dramático do último ano é real. Isso porque, segundo o resultado do 2º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral) do ano, o Município está com índice de 4,3% de infestação da dengue, enquanto o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

 

"O descarte irregular dos resíduos é hoje um dos maiores vetores de proliferação do mosquito da Dengue e será conscientizando a adequada gestão dos resíduos que pretendemos contribuir com a redução dos criadouros e, por consequência, afastar o risco da Dengue em nossa cidade através do Comitê", destacou o novo coordenador, Ailton Lima.

 

É importante que a população também faça a sua parte na prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Medidas simples como a eliminação de recipientes que acumulam água parada, o uso de repelentes e o cuidado com o descarte de lixo podem fazer a diferença na luta contra o mosquito.


ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ


< Propor parcerias para desenvolvimento de ações, articuladas com diversos órgãos, visando a prevenção e controle das arboviroses no município.

< Planejar anualmente as ações a serem desenvolvidas pelo comitê; obter por meio dos sistemas de informações disponíveis, os levantamentos necessários para proposição de medidas preventivas e e controle.

< Participar da programação das atividades a serem desenvolvidas de forma intersetorial no dia D de combate ao Aedes aegypti.

< Buscar parcerias com a imprensa para divulgação dos dados estatísticos e assim ampliar  processo educativo.

< Incentivar e colaborar com ações educativas junto a instituições de ensino.

< Acompanhar o processo de construção, implantação e manutenção do Plano de Contingência.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá