Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Comunidade Kaingangue enfrenta precariedade e problemas de saneamento

17/02/23 às 16:53 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A situação de emergência sanitária que vivem os índios Yanomani, no norte do país, acendeu as luzes também para a comunidade Kaingangue, em Londrina. O grupo vive nas proximidades da Avenida Dez de Dezembro e enfrenta precariedade e problemas de saneamento.


O que era pra ser uma casa de passagem, Ware, virou acampamento e moradia. Cerca de 50 famílias de três aldeias se revesam. Quem trabalha ou estuda fica por mais tempo. Mas para todos, vir à cidade é uma questão de sobrevivência.


Os barracos não têm cozinha, banheiro ou estrutura. As famílias vivem no improviso. “Tem que ter um projeto para sustentabilidade e renda. Temos terras, mas não temos trabalho”, disse o cacique Renato Kriri.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Ao menos duas pessoas morrem em grave acidente entre três veículos na BR-277 em Palmeira

Imagem de destaque
BALANÇO

Mais de 2.200 pessoas se vacinam durante mutirão em Londrina no final de semana

Imagem de destaque
CÂMERA FLAGROU

Motociclista é arremessado após colisão com carro no Residencial Quadra Norte

Imagem de destaque
TRÁFICO DE DROGAS

PRF apreende grande quantidade de maconha em carro abandonado na BR-163

 

No Centro Cultural tem uma televisão comunitária e os únicos banheiros. Um feminino e um masculino. No acampamento, não há saneamento. O esgoto corre a céu aberto, misturado à água da chuva e cercado por terra, barro, mato, sujeira.


Há apenas três torneiras coletivas para atender cerca de 30 famílias que ficam no local a cada temporada. No fim de ano, esse número aumenta. Uns lavam roupa por aqui, outros vão até um rio nas proximidades.


É pensando no futuro e na sobrevivência em meio à sociedade não indígena, que foi montada uma sala de informática. Quatro jovens têm aulas uma vez por semana. Ao mesmo tempo, a comunidade luta para manter a cultura e as tradições.


Elverson mora no local e, aos 50 anos, está no 1⁰ ano de Medicina. Para manter os estudos e a família, ele recebe um auxílio de R$ 1.600. “A dificuldade é estar na cidade e manter a família, digo a questão alimentícia. Eu tenho quatro filhos”, afirmou o estudante Elverson Vieira.

 

O padre Romão Antônio Martins se aproximou da comunidade, na Páscoa de 2021. Desde então, vem ajudando como pode. “Volta e meia oferecemos ajuda. Não é uma política, um trabalho, mas fazemos no momento em que eles precisam. Doamos roupas, alimentos, uma atividade para as crianças em uma ocasião festiva, coisas assim”, falou.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá