A Marinha do Brasil, por meio da Delegacia Fluvial de Guaíra, que também é responsável pela região de Londrina, já registrou 754 abordagens a embarcações e emitiu 92 notificações por descumprimento das normas preconizadas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lei nº 9.537/1997) na operação verão iniciada em 14 de dezembro. A maioria delas foi em lagos e represas de Porto Rico, Porto Camargo e Primeiro de Maio.
Durante as abordagens, são verificados os cumprimentos das regras de segurança da
navegação, a habilitação dos condutores, a documentação da embarcação, material de salvatagem
(coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado de conservação da
embarcação.
Segundo a delegada fluvial de Guaíra, a capitão Tiene de Andrade, em Londrina não houve autuações, apenas denúncias relacionadas à direção de motoaquáticas no Lago Igapó. A fiscalização está sendo intensificada. "Temos uma equipe todos os dias no posto avançado e nos períodos de final de semana, em que a demanda é maior, temos inspeções navais”, afirmou Andrade.
Quem flagrar alguém cometendo infrações com veículos aquáticos, deve fazer denúncias, que podem ser feitas de forma anônima. O registro de imagens e vídeo ajudam. O contato da Delegacia Fluvial de Guaíra é (44) 3642-1166 e o email é [email protected]