Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Confira o que pode e o que não pode levar na hora de votar

01/10/22 às 14:38 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O primeiro turno das eleições gerais de 2022 ocorre neste domingo (2) e o eleitor precisa estar ciente do que pode ou não levar na hora de votar. O período de votação ocorrerá em todo o país no horário oficial de Brasília, das 8h às 17h.


Muitas pessoas ainda não sabem, mas a apresentação do título de eleitor não é obrigatória. O documento ajuda o cidadão com informações como zona e seção eleitorais, porém se o eleitor já sabe, não há necessidade do porte.


Um documento oficial com foto deve ser apresentado na hora de votar. Entre os permitidos estão o registro geral (RG), a carteira de motorista (CNH), o passaporte, a carteira de trabalho, o certificado de reservista ou a identidade funcional de entidade de classe.

Leia mais:

Imagem de destaque
ZONA SUL

Tarobá No Seu Bairro leva diversão e informação para o Conjunto Cafezal

Imagem de destaque
PÁSCOA CHEGANDO

Produção de ovos de Páscoa garante renda extra a quem trabalha com doces

Imagem de destaque
COMBATE AO CRIME

Operação Vida Nos Bairros integra forças de segurança em regiões de Londrina

Imagem de destaque
MUTIRÃO

Prefeitura de Londrina inicia vacinação contra a gripe para novos grupos prioritários


Também serão aceitos documentos digitais, mas o eleitor não poderá entrar na cabide de votação com o aparelho celular. O equipamento terá que ser deixado com o mesário. Conforme a Justiça Eleitoral, a medida visa evitar que o conteúdo do voto seja registrado para posterior exposição.


O eleitor pode baixar até este sábado (1) o aplicativo oficial e-Título. Ele serve para a visualização de todos os dados do título de eleitor, justificação de voto dentre outras funcionalidades. O app está disponível do Google Play e Apple Store.


Na hora da votação, também é permitido a "cola eleitoral", que é o lembrete em papel com os números dos candidatos em que o eleitor pretende votar. Todos podem imprimir a cola no Portal da Justiça Eleitoral.


Por último, vale lembrar que crianças podem entrar com os pais para votar, desde que o sigilo do voto seja mantido.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá