Linha 4

Publicidade

Consamu regulamenta grupo para operações complexas

Redação Tarobá News

Atuar em ocorrências diferenciadas da rotina de trabalho das unidades de atendimento convencionais, seja pelo alto grau de complexidade ou necessidade de equipamentos ou técnicas especializadas, oferecendo respostas altamente preparadas para situações de emergência em saúde pública.

Essas são algumas das finalidades do Gaoc (Grupo de Atendimento a Ocorrências Complexas) do Consamu, uma unidade concebida pelo consórcio de forma pioneira no País para atendimentos de natureza especial. A regulamentação do Gaoc se deu através da resolução número 08/2021, datada de 14 de setembro deste ano, e foi assinada pelo prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti.

O Gaoc já atuava em ocorrências de maior complexidade do Samu, mas suas atribuições, protocolos de funcionamento e regulamentação só foram formalizados agora. A unidade está sob a jurisdição das Diretorias de Enfermagem e Técnica do Samu.

Várias foram as circunstâncias e ocasiões em que o Gaoc atuou, como a suspeita de casos de ebola em Cascavel (outubro de 2014), rebeliões na Penitenciária Estadual de Cascavel (agosto de 2014 e novembro de 2017), sequestro em Cafelândia (dezembro de 2019) e surtos psicóticos com indivíduos armados, em Toledo (julho de 2020) e Corbélia (novembro de 2020).

A unidade mantém monitoramento de situações de risco e treinamento continuados no período em que o grupo está desmobilizado, passando a atuar quando acionado nas ocorrências com alto risco e/ou que exigem alto grau técnico na resposta àquela emergência.

Além disso, o Gaoc articula-se, permanentemente, com órgãos oficiais, municipais, estaduais e federais, que atuem ou se relacionam com a rede de urgência, a fim de obter cooperação em ações de atendimentos emergenciais complexos em saúde.

Clique no vídeo e veja matéria que foi ao ar no Jornal Tarobá 1ª edição:


COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade

Nós usamos cookies teste site para lhe proporcionar a melhor experiência possível lembrando de preferências em visitas anteriores. Clicando em "Aceitar" você aceita o uso de cookies e nossos Termos de Uso.