Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Consamu regulamenta grupo para operações complexas

20/09/21 às 12:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Atuar em ocorrências diferenciadas da rotina de trabalho das unidades de atendimento convencionais, seja pelo alto grau de complexidade ou necessidade de equipamentos ou técnicas especializadas, oferecendo respostas altamente preparadas para situações de emergência em saúde pública.

Essas são algumas das finalidades do Gaoc (Grupo de Atendimento a Ocorrências Complexas) do Consamu, uma unidade concebida pelo consórcio de forma pioneira no País para atendimentos de natureza especial. A regulamentação do Gaoc se deu através da resolução número 08/2021, datada de 14 de setembro deste ano, e foi assinada pelo prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti.

O Gaoc já atuava em ocorrências de maior complexidade do Samu, mas suas atribuições, protocolos de funcionamento e regulamentação só foram formalizados agora. A unidade está sob a jurisdição das Diretorias de Enfermagem e Técnica do Samu.

Leia mais:

Imagem de destaque
APÓS DENÚNCIAS

Arapongas aplica multas que passam dos R$ 6 mil por descarte irregular de lixo

Imagem de destaque
BAIXA PROCURA POR VACINA

Londrina confirma mais de 1500 casos de dengue em uma semana e soma nove mortes

Imagem de destaque
EM QUATRO BARRAS

Idosos ficam feridos após ataque do próprio cachorro; um foi mordido na jugular

Imagem de destaque
EM GAVETA ADAPTADA

GM encaminha para delegacia homem com pistola escondida em banco de carro

Várias foram as circunstâncias e ocasiões em que o Gaoc atuou, como a suspeita de casos de ebola em Cascavel (outubro de 2014), rebeliões na Penitenciária Estadual de Cascavel (agosto de 2014 e novembro de 2017), sequestro em Cafelândia (dezembro de 2019) e surtos psicóticos com indivíduos armados, em Toledo (julho de 2020) e Corbélia (novembro de 2020).

A unidade mantém monitoramento de situações de risco e treinamento continuados no período em que o grupo está desmobilizado, passando a atuar quando acionado nas ocorrências com alto risco e/ou que exigem alto grau técnico na resposta àquela emergência.

Além disso, o Gaoc articula-se, permanentemente, com órgãos oficiais, municipais, estaduais e federais, que atuem ou se relacionam com a rede de urgência, a fim de obter cooperação em ações de atendimentos emergenciais complexos em saúde.

Clique no vídeo e veja matéria que foi ao ar no Jornal Tarobá 1ª edição:


© Copyright 2023 Grupo Tarobá