Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Conselho Municipal da Juventude de Londrina busca ampliar participação da sociedade civil

30/07/22 às 18:47 - Escrito por
siga o Tarobá News no Google News!

O Conselho Municipal de Políticas para a Juventude (Comjuve) está com dez vagas abertas para participação de membros da sociedade civil, de movimentos sociais e de instituições. Além das vagas, a população em geral pode participar na condição de voluntários e colaboradores, sem necessariamente serem eleitos como conselheiros.


Criado em 2012, o órgão tem caráter consultivo, deliberativo, avaliador e fiscalizador. O Comjuve atua na ampliação de políticas públicas, criação de projetos e programas em prol do pleno exercício dos direitos dos jovens. 


As vagas que mais necessitam de representantes, no momento, são para os segmentos cultural, comunitário, negro, rural, sindical, instituições de ensino superior, fundamental e médio, e também para representantes das instituições prestadoras de serviços à juventude. As vacâncias devem ser preenchidas ao longo da gestão atual, que é de 2022 a 2024.

Leia mais:

Motorista de aplicativo em Cascavel
PREJUÍZO GRANDE

Motorista de aplicativo leva mala de passageira de Londrina em golpe

Imagem de destaque
370 VAGAS

CMTU inicia credenciamento de vendedores ambulantes em cemitérios no Dia das Mães

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Câmera registra carro sendo arremessado contra poste após batida no bairro Coqueiral

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Câmera registra acidente com três carros no centro de Cascavel


O atual presidente do Comjuve, Ismael Giachini Frare, apontou alguns dos principais problemas enfrentados pelos jovens no cenário atual. “Principalmente após a pandemia, temos visto um aumento no desemprego entre os jovens”, pontuou. Ele destacou também que a população que mais morre como resultado de violência policial são os jovens. “A juventude enfrenta dificuldades de mobilidade urbana, está exposta e vulnerável à violência, além de ter problemas para encontrar empregos que ofereçam condições dignas”, elencou.


Frare ressaltou que esse cenário mostra ainda mais a necessidade de órgãos como o Comjuve, fiscalizar a implementação da legislação de programas voltados aos jovens e trazer as demandas e necessidades dessa população para serem atendidas pelo poder público. “Estamos em um momento de rearticulação do Conselho após a pandemia, e precisamos de mais participação dos jovens, de coletivos, de movimentos sociais, para trazer essas demandas e formular de que formas elas podem ser atendidas”, avaliou.


O presidente do órgão ainda apontou que não existe restrição de idade para participar. “Procuramos incentivar que os jovens entrem como conselheiros, mas podem entrar também demais membros de entidades, instituições e organizações que trabalham com a juventude, sem restrições quanto à idade”, comentou.


Para esta gestão, os planos são de incentivar o envolvimento dos jovens junto às políticas sociais. “Visamos a reorganização dos grêmios estudantis e propor uma maior visibilidade para as demandas dos estudantes”, contou. Outro segmento que Frare destacou são os movimentos relacionados à cultura de rua, festivais e eventos de hip hop. “Queremos ajudar a impulsionar essas atividades”, afirmou.


Como participar – O membro do Comjuve Átila Vaqueiro, explicou que, para participar, não é necessário já estar atuando em alguma instituição ou órgão que atenda a jovens. “O Conselho auxilia as pessoas a encontrar essas conexões e entrar em contato com os grupos e trabalhos que atendem à juventude”, contou.


Segundo Vaqueiro, há uma busca por pessoas de diversos segmentos, justamente para afirmar a representatividade de diferentes grupos e intersecções, para que todos possam discutir e trazer suas demandas.


Alguns exemplos de ações já realizadas pelo Comjuve, destacadas pelo conselheiro, incluem a divulgação de cursos de capacitação para jovens, a busca de patrocinadores para eventos culturais ligados à juventude, como as Batalhas de Rap da cidade, e para participantes dos Jogos Escolares do Paraná. “Os novos membros que entrarem estarão ajudando com esse tipo de ação, apoiar a criação de novos grêmios estudantis, buscar patrocinadores para atividades relacionadas aos jovens”, comentou.


Os participantes poderão também sugerir novas atividades e projetos para o Conselho, conforme estejam relacionadas às necessidades dos diversos segmentos da juventude londrinense. “O trabalho do Comjuve é de extrema importância, porque muita gente, até mesmo os próprios jovens, não conhecem os mecanismos que existem para garantir os seus direitos, e o quanto isso pode ajudar a fortalecer as ações em prol das próximas gerações”, disse Vaqueiro.


Os interessados em participar podem comparecer à reunião do Comjuve neste sábado, no auditório do segundo andar da sede da Prefeitura de Londrina, localizada na Avenida Duque de Caxias, 635, para conhecer o trabalho do órgão. O Conselho se reúne todo último sábado do mês, às 11h, no mesmo local.


Também podem acessar a página do Conselho no site da Prefeitura (https://portal.londrina.pr.gov.br/composicao-conjuve), ou entrar em contato pelo Instagram(https://www.instagram.com/comjuve_londrina/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D), pelo e-mail (https://portal.londrina.pr.gov.br/localizacao-cons-juventude) ou pelo telefone (43) 99972-4786.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá