Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realiza eleição para novos membros

27/07/21 às 15:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) vai realizar, no dia 5 de agosto, a 3ª eleição complementar, com o objetivo de completar o quadro de membros que representam a sociedade civil no órgão deliberativo. Para concorrer é preciso comparecer, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do CMDI, que fica no prédio da Caapsml, na Avenida Duque de Caxias, 333, Centro Cívico. Aqueles que tiverem alguma dúvida podem telefonar para (43) 3376-2642.

Na inscrição é necessário apresentar a ficha de inscrição, anexar as cópias dos documentos pessoais e da instituição legalmente constituída, e o ofício da instituição indicando o candidato. A eleição será durante a reunião ordinária do CMDI, que acontecerá no dia 12 de agosto, às 9 horas, na sede do CMDI. “O CMDI convida as pessoas da sociedade civil organizada para participarem da 3ª eleição e integrarem as cadeiras vacantes, porque, de fato, é muito importante a participação desses segmentos para garantir a representatividade prevista em lei. E também para a condução das políticas sociais e posterior aplicação de recursos para esse público, que é cada vez maior na população brasileira”,  explicou o secretário-executivo do CMDI, Michel Alcazar Nakad.

Estão abertas oito vagas para novos membros da sociedade civil, sendo a maioria para suplentes. Podem se candidatar os profissionais de instituições de atendimento ao idoso em regime asilar (vaga para suplente); de organizações profissionais afetas à área (suplente); de sindicatos e entidades patronais (vaga para titular e para suplente); de sindicatos e entidades de trabalhadores (suplente); de Instituições de Ensino Superior (suplente); e dos distritos de Londrina (uma vaga de titular e uma de suplente). Com isso, devem compor o conselho 22 titulares e seus suplente, sendo 11 representando o poder público e 11 a sociedade civil. Até o momento, apenas uma candidatura para o cargo de suplente no segmento de sindicatos e entidades de trabalhadores foi confirmada.

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos

Os eleitos vão atuar até a próxima Conferência Municipal do Idoso, que ainda não tem data prevista para acontecer devido à pandemia do coronavírus. Para a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, quanto mais pessoas e entidades participarem do conselho, mais pluralidade haverá nos debates e, por consequência, mais paridade entre aqueles que atendem na rede de atenção à pessoa idosa.

A paridade no CMDI assegura a obtenção do Atestado de Regularidade do Conselho, Plano e Fundo (ARCPF). Ele é um pré-requisito para a participação nas deliberações do Conselho Estadual do Idoso, no que se refere aos repasses financeiros fundo a fundo. Por isso, quando o conselho não preenche todas as vagas, ele corre o risco de perder repasses de recursos financeiros de fundo a fundo, do Governo Estadual para o Governo Municipal, quando houver.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá