Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Construção do novo bueiro celular é finalizada na área do Lago Igapó 2

17/08/22 às 18:17 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina finalizou, na última semana, a obra de reconstrução do muro de ala de um bueiro celular localizado na Avenida Bento Munhoz da Rocha, entre as avenidas Ayrton Senna e Maringá, na área do Lago Igapó 2. A estrutura agora revitalizada, moldada em concreto armado, fica no trecho de transposição do córrego Cambezinho.


Antes rompido e com defeitos nas tubulações, o muro foi construído novamente para evitar a ocorrência de erosões nesse ponto do lago, permitindo o escoamento seguro das águas que defluem por essa instalação. O objetivo é que o bueiro garanta um funcionamento adequado por vários anos.


O trabalho de recomposição deste equipamento foi iniciado no mês de abril, tendo sido concluído pelo Município com cerca de quatro meses de serviços, ou seja, antes do prazo contratual estipulado para a entrega da obra, que era até dezembro de 2022.

Leia mais:

Imagem de destaque
CAMBÉ

Quatro homens são presos com porções de drogas em casa no Jardim Santo Amaro

Imagem de destaque
POLICIAL

Corpo de adolescente de 17 anos é encontrado em meio a área rural de Corbélia

Imagem de destaque
EM FOZ DO IGUAÇU

PRF encerra Operação Semana Santa 2024 sem registro de acidentes graves na região de Foz do Iguaçu

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Dois homens ficam feridos após pneu de motocicleta estourar na BR-277 em Cascavel


Para realizar as melhorias naquele local, houve investimento de R$ 63 mil, aproximadamente, com recursos próprios municipais. A execução foi feita pela empresa Otimiza Engenharia e Empreendimentos.

A estrutura reconstruída no Lago Igapó 2 é um bueiro duplo com muro de ala retangular concretado – instalação criada, em geral, em locais com a presença de cursos de água permanentes. Para funcionar de maneira adequada e evitar riscos de ações erosivas, essa construção precisa contar com seus dispositivos de vazão hidráulica suficientemente capazes de possibilitar o escoamento seguro da água.


No processo de recuperação da instalação, foram necessários serviços de escavações para acerto do terreno e operação e máquinas, bem como demolições de concreto armado e remoções de materiais no entorno. Cinco tubulações internas da instalação estavam quebradas e precisaram ser substituídas por novos elementos.


Já para consolidar o muro de contenção houve intervenções como o enrocamento de pedra – estrutura de proteção feita com pedras agrupadas em blocos para amortecimento de efeitos erosivos -, além de instalação de armações de aço, tubo de concreto para redes coletoras de águas pluviais e execução de drenos, entre outras adequações, como o plantio de grama em placas sobre o muro, na área de declive a partir da pista de asfalto até o lago.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá